O som da banda Maquinados deve ter embalado algum momento da sua vida. Eles fazem parte da história da música de Venâncio Aires. O grupo de músicos e amigos, depois de partilhar de muitos momentos, prepara-se para dar uma pausa nos trabalhos da banda. Para marcar, realizam um show de despedida no dia 1º de maio, a partir das 20h, durante a primeira noite de programação da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
Banda consagrada com músicas de rock autoral, a Maquinados gravou em outubro do último ano o primeiro DVD, o que permite uma pausa fechada com ‘chave de ouro’. Para o vocalista, Thomás Lenz, que está no grupo desde o início, há 15 anos, não pode-se dizer para a comunidade que esse é um término, mas sim uma pausa para que ele e os demais integrantes – Dudu Peiter, Isma Pádua e Duda Kuhn – possam dar mais atenção a projetos pessoais. “Já havíamos sentado para conversar sobre essa pausa, mas não sabíamos de que forma anunciar e quando rolou esse convite para fazer um show na Fenachim, achamos que seria uma boa oportunidade”, explica.
A pausa, não está relacionada a nenhum desentendimento, mas ao momento da música que mudou. “A gente preza pelas produções autorias e esse mercado mudou. Então, consideramos esse tempo para dar uma respirada e no futuro voltar com mais gás.”
SHOW DE DESPEDIDA
O último show feito fora do município foi no ano passado, em Erechim. “Desde então não estávamos mais fechando agenda de shows”, comenta Lenz. Isso não significa que o show de despedida não esteja sendo pensado de forma especial. A intenção é que ele seja uma mistura da trajetória do grupo com instrumentos.
DVD
Ainda sem data certa para o lançamento do DVD, a banda não descarta a possibilidade de fazer a divulgação durante a 15ª Fenachim, em maio. Em fase de finalização do material físico, Lenz diz que esse é um trabalho que “enche de orgulho” já que era um desejo antigo dos integrantes.