
Desde o início da minha carreira, aprendi que marcas longevas são aquelas construídas com propósito, respeito e base sólida. E essa estrutura precisa ser revisitada muitas vezes ao longo da jornada, para que continue forte, resistente e capaz de atravessar o tempo com a transformação necessária.
Em 2015, topei um desafio de sinalética em uma escola conceituada da região metropolitana. O que começou com um problema pontual virou uma parceria de sete anos, onde desenvolvi o planejamento estratégico completo da instituição. Foi ali que mergulhei profundamente no universo da educação infantil, conheci o OBECI – Observatório da Cultura Infantil e introduzi novos conceitos de marketing educacional dentro da escola.
Neste ano, quando retornei a Venâncio, reencontrei a Diretora Daniela Monteiro da Silveira, da Escola Criança Feliz. A educação infantil apareceu com tanta naturalidade na nossa conversa que, em poucos minutos, já estávamos falando sobre as potencialidades da criança. Além da Comunicação Social, a faculdade de Educação Física me levou, lá atrás, a um estágio de um ano na educação infantil, e foi ali que juntei os anos da estratégia com a prática verdadeira da alma e da intenção pedagógica inspirada em Malaguzzi, Pikler, Piaget e Montessori. Defensores da infância que se conectam profundamente com a essência da Criança Feliz.
Por isso, não foi surpresa perceber o encaixe perfeito entre propósito e trabalho da escola da Daniela. Aceitei o desafio de revisitar a essência da marca em um momento especial, os 10 anos da escola. E um dos objetivos é tornar essa essência ainda mais visível, pois em uma escola, marketing não é só divulgação: é compreender a cultura, honrar a identidade e transformar isso em estratégia, mantendo-a viva e forte. E claro, a BNCC também faz parte desse processo, porque garante que toda intenção pedagógica esteja alinhada às aprendizagens essenciais da educação infantil, fortalecendo a coerência entre propósito, prática e comunicação.
A partir daqui, te conto um pouco da essência da Criança Feliz
para seguirmos para o capítulo 2 desta coluna na próxima semana.
A ESSÊNCIA DA CRIANÇA FELIZ:
• A Criança Feliz é uma escola que valoriza a experiência e a investigação como caminhos legítimos do aprender.
• Organiza seus espaços e práticas a partir das necessidades, possibilidades e potências da criança, garantindo que cada uma viva plenamente seus direitos: infância, cidadania e encantamento cotidiano.
• É um lugar de encontro, pertencimento, acolhimento, vínculo e escuta, da criança e das famílias.
• O valor está nas pequenas importâncias, nas observações sensíveis do dia a dia, no que é genuíno e verdadeiro.
