O início do ano letivo das escolas se aproxima. Na próxima quinta-feira, 23, milhares de estudantes retornam aos educandários da rede estadual. Entre eles, estão os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante, de Vila Mariante, localizada no interior da Capital do Chimarrão. Contudo, por conta das reformas que estão sendo realizadas nos prédios da instituição, os alunos retornam ao ensino na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) campus Venâncio. A logística segue sendo feita por ônibus.
De acordo com a diretora da escola, Naira Elisabeth da Rosa, a reforma da parte elétrica está bem adiantada, porém não há espaço suficiente para alunos e funcionários se instalarem. “Precisamos de mais espaço, até para a equipe administrativa. A base para a instalação dos contêineres, que serão alugados por seis meses, está para ser feita. O valor para essa construção já está acertado. Agora só precisa começar a ser feito. Da parte da Coordenadoria Regional de Educação, tudo está andando conforme o programado, mas o que tranca são as obras que precisam ser executadas pelo Governo do Estado”, argumenta.
Além disso, ela informa que o pedido para a construção de um novo bloco para ter mais salas de aula já está em andamento. A expectativa de retorno, segundo Naira, é até o segundo semestre do ano. “Claro que, se tudo finalizar antes do que estamos prevendo agora, retornamos antes. Nosso contrato com a Unisc foi renovado, mas gostaríamos de voltar para nossa a escola”, completa a diretora.
Projeto
Naira destaca que está procurando parcerias de empresas que desejam auxiliar a instituição por meio do programa ‘Escola Melhor: Sociedade Melhor’. Pelo projeto, as empresas podem fazer doações de materiais, fornecer ajuda para melhorar a infraestrutura ou até mesmo contribuir com equipamentos tecnológicos. No caso da Escola Mariante, a diretora ressalta que as colaborações serão destinadas para manutenção de projetos como iniciação musical, coral e cursos de informática, entre outros.
Segundo comunicado emitido pela equipe diretiva na última semana, os horários das aulas, do ônibus, informações de turnos e turmas serão repassados aos pais nos próximos dias.