Vereador MirimOs vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de resolução que institui o Programa Vereador Mirim. O programa leva 15 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de escolas municipais e estaduais para a dinâmica da Câmara de Vereadores. A sessão Mirim acontece hoje, no Plenário Vicente Schuck.
Farmácia popularO vereador Jarbas da Rosa (PDT) apresentou duas moções de apelo para que não sejam aplicados os cortes nos recursos direcionados ao Programa Aqui tem Farmácia Popular. A Proposta de Lei Orçamentária Anual de 2016, em tramitação no Congresso Nacional, propõe um corte de R$578 milhões e vai impactar diretamente no programa. Segundo a justificativa do vereador este corte irá retirar o desconto em alguns medicamentos que hoje contam com uma redução de até 90%. As duas moções foram aprovadas por unanimidade. Uma delas será encaminhada ao Ministério da Saúde e a outra ao Congresso Nacional.
Sistema SUma moção de repúdio foi apresentada pelo vereador José Ademar Melchior (PMDB) contra o corte recursos ao Sistema S. Segundo o parlamentar, os cinco “S” são fundamentais para a comunidade, em especial, o Senai, que hoje exerce um trabalho de capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho. O texto foi aprovado e será encaminhado para a presidência da república.
Incentivos AgrícolasA presidente da Casa, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) propôs uma moção de apelo ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e para as Câmaras de Vereadores de todo Estado solicitando apoio na aquisição de crédito aos produtores rurais. A moção atente uma demanda apresentada pelo agricultor Eduardo Stertz, durante o espaço da Tribuna Livre, na sessão plenária do dia 28. A moção foi aprovada pelos vereadores por unanimidade.