Com informações de Renê Ruppenthal.
Associados da Dália Alimentos e Administração seguem com as tratativas para implantar uma Unidade de Terminação de Aves em Mato Leitão, integrando o projeto Avícola. O processo de produção dos animais a campo será abrigado por uma associação denominada América Sociedade Avícola (ASA). Dez produtores já mostraram interesse em integrar o grupo.
Para receber a estrutura de galpões é preciso uma área de no mínimo 10 hectares, e a busca mobilizou associados da cooperativa, Emater e Prefeitura. Entre as possibilidades estão terrenos nas regiões de Arroio Bonito, Sampaio Baixo e Boa Esperança. Representantes da Dália, inclusive o supervisor do Frango de Corte Pedro Raul Mallmann, estão sendo aguardados para os próximos dias no Município com o objetivo de avaliar as propostas.
A definição depende de valores da negociação, localização, acesso, abastecimento de água e luz. O empreendimento, se confirmado, proporcionará uma dupla vantagem ao Município: arrecadação de ICMS e nova fonte de renda aos produtores. Estimativa inicial é de um incremento de R$ 43 mil/mês no retorno do imposto.
Unidades
O Complexo Avícola será composto por um abatedouro de aves, uma fábrica de farinhas e de óleo de origem animal e uma fábrica de rações, a serem construídos em Arroio do Meio; e de um incubatório em Mato Leitão. O investimento total está estimado em R$ 106 milhões.