Rio Grande do Sul - Até sexta-feira, 10, os gaúchos ainda podem votar na Consulta Popular e ajudar a eleger o projeto que considerar importante para seu município e região. Na abrangência do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede-VRP), dos 23 municípios – incluindo a região Centro-Serra – apenas atingiram o percentual mínimo de votação (2% do eleitorado), os municípios de Mato Leitão, Encruzilhada do Sul, Boqueirão do Leão, Vera Cruz, Segredo e Tunas.
Mato Leitão alcançou o maior índice, de 5,34%, até o meio-dia de terça-feira, quando foi divulgada a primeira prévia. A segunda, estava marcada para ontem, mas deve ser anunciada hoje, véspera do fim da votação. Na Cidade das Orquídeas, o Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) sugere votar no item 2 da cédula eletrônica, referente à sinalização turística.
Venâncio Aires havia chegado a 0,34% da participação popular. O município trabalha para eleger o item 3 – Desenvolvimento rural: fortalecimento da agricultura familiar para comercialização de produtos das agroindústrias familiares. A proposta é criar um ponto de vendas, ao longo da RSC-287, para as agroindústrias da região, mesma defendida pela prefeitura e conselho de Passo do Sobrado, que chegou a 0,4%.
No município de Vale Verde, conselho de desenvolvimento local e Prefeitura orientam os eleitores a votar no pleito do meio ambiente (5): implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural. O diretor do Departamento do Meio Ambiente e um dos coordenadores locais da Consulta Popular, Rodrigo Klamt, informou que o percentual alcançado foi de 1,26% até terça-feira.
Para este ano, o Governo do Estado destinou R$ 60 milhões no orçamento, a ser distribuído entre os 28 conselhos regionais de desenvolvimentos, a partir de escolhas da população. Na região do Corede-VPR, os municipios dividirão o montante de R$ 2,2 milhões.
Votação
Para votar, o cidadão precisa ter o número do seu título de eleitor e acessar o site www.consultapopular.rs.gov.br. Também pode enviar o voto por WhatsApp, com mensagem para o número (51) 3210-3260.