Venâncio Aires já tem pré-candidatos a deputado estadual e deve confirmar, nos próximos dias, um nome para concorrer à Câmara Federal nas eleições de 2022. A prefeita em exercício de Venâncio Aires, Izaura Landim, deve receber, em breve, o convite oficial do MDB gaúcho para concorrer a deputada federal. A informação é do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum, que integra o mesmo partido.
Brum, que voltará a ocupar a cadeira de deputado estadual no dia 31 de março, participou da posse de Izaura na segunda-feira, 24, quando ela assumiu Executivo Municipal por 20 dias, durante as férias do prefeito Jarbas da Rosa (PDT). Durante a agenda em Venâncio Aires, ele disse que Izaura vem fazendo excelente trabalho e tem um perfil que chamou atenção das lideranças do MDB estadual. “É uma mulher que tem sensibilidade. Queremos fortalecer e criar novas lideranças regionais”, destacou Brum.
Em entrevista à Terra FM, nesta semana, Izaura admitiu a possibilidade de disputar uma cadeira na Câmara Federal. “Vem ocorrendo uma articulação interna do partido e as coisas realmente estão evoluindo e podem vir a acontecer”, disse ela.
Se ela topar concorrer, Izaura não poderá assumir a Prefeitura a partir de abril, como prevê a legislação eleitoral. Considerando este cenário, se houver necessidade de afastamento do prefeito, quem toma posse é o presidente da Câmara de Vereadores. “Quanto eu aceitar ou não, ainda tenho tempo hábil para tomar essa decisão, que será tomada por mim, minha família, pelo meu partido e sobretudo, com base no apelo popular. É isso que precisa pautar as escolhas da gente. Não é a gente querer ser, é alguém querer que a gente seja, pois daí você realmente tem possibilidade de votos”, declarou.
Piratini
Durante a entrevista à Folha do Mate e à Terra FM, Brum confirmou que é pré-candidato a deputado estadual e informou que a definição do MDB para a disputa do Palácio Piratini ocorrerá durante convenção estadual prevista para 19 de fevereiro. Segundo ele, o partido tem, pelo menos, dois nomes que disputarão as prévias: o atual presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, e o deputado federal Alceu Moreira, que preside a sigla.
Para Brum, Souza é um dos quadros mais competentes do Rio Grande do Sul. “Eu diria que hoje o estado tem, fora da curva, acima da média, dois grandes políticos, Eduardo Leite e Gabriel Souza”, frisou, ao comentar sobre o preparo dos dois jovens políticos. Leite, que é o atual governador do Estado, já anunciou que não concorre à reeleição pelo PSDB. Nos bastidores, ventila-se uma possível coligação do MDB e PSDB, que são os partidos que elegeram os dois últimos governadores do Rio Grande do Sul.
2/10 – é a data do primeiro turno das eleições 2022, quando os eleitores irão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Eventual segundo turno será realizado no dia 30 de outubro.
Saiba mais
• Nas últimas eleições gerais, em 2018, Venâncio Aires teve quatro candidatos a deputado estadual e dois candidatos a deputado federal.
• Para a Assembleia concorreram Airton Artus (PDT), Celso Krämer (PTB), Dianefer Berté (PT) e Vinícius Medeiros (PSDB).
• Para a Câmara Federal concorreram Acemar da Silva, o Zequinha (Cidadania), e Nilson Lehmen (MDB).
• Para as eleições 2022, até o momento, três nomes foram oficializados como pré-candidatos a deputado estadual: os ex-prefeitos de Venâncio Aiton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB) e o ex-vice-prefeito Celso Krämer (Podemos).