A contratação emergencial de dois Médicos Comunitários foi aprovada pelos vereadores durante sessão desta segunda-feira, 4. Os profissionais serão escolhidos mediante a realização de um Processo Seletivo Público Simplificado.
Os médicos terão que cumprir uma carga horária de 40 horas semanais e o contrato será de seis meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo prazo. Durante a votação da matéria, a relatora do projeto, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, argumentou que a contratação era necessária para a abertura de postos de saúde, assim como, melhorar os atendimentos em unidades que já em funcionamento.
“Alguns profissionais pediram demissão, temos novos postos de saúde que serão abertos. Por isso precisamos realizar esta contratação para poder realizar o atendimento para a nossa população,” explica a parlamentar.
Jarbas da Rosa (PDT) destaca que os médicos irão atuar em duas unidades de saúde. “Esse processo seletivo simplificado permitirá melhorar os atendimentos do posto de saúde do bairro Coronel Brito, onde um profissional se desligou há mais de três anos. Além disso, o outro profissional vai atuar na Estratégia de Saúde da Família do loteamento Tabalar, que vai entrar em funcionamento ainda este ano.”
Um Concurso Público para provimento de cargos, entre eles o de Médico Comunitário, deve ocorrer ainda este ano, com o objetivo de ampliar a oferta de consultas médicas, possibilitando atendimento médico à população, através de profissionais que estarão presentes nas unidades de saúde em tempo integral, buscando desta maneira, qualificar e ampliar os horários de atendimento.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 08/08/2014.