Depois de dois anos, a burocracia finalmente foi vencida e as obras de reforma da Praça Coronel Thomaz Pereira, também conhecida como Praça da Matriz, efetivamente iniciaram. Serão investidos mais de R$ 304 mil nas melhorias que têm como previsão estarem concluídas até setembro. A obra está a cargo de uma empresa de Venâncio Aires. As mudanças, que envolvem reformulação de passeios, sanitários e arborização, foram reapresentadas ontem à tarde, em coletiva de imprensa da sala de reuniões da Prefeitura.

Segundo a assessora administrativa de Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Patrícia Becker Rech, as revitalizações nas praças garantem melhores condições de uso e espaços mais harmoniosos para moradores e visitantes. Contudo, para se chegar ao atual estágio, nada foi fácil para a equipe técnica.

Desde de que iniciaram os encontros para discutir a reforma da praça, em janeiro de 2017, uma série de adequações ao projeto foi necessária. Nesse período, foram realizadas duas audiências públicas e três licitações, das quais duas deram desertas.

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateEncontro na Prefeitura reapresentou projeto que está em execução na Praça da Matriz
Encontro na Prefeitura reapresentou projeto que está em execução na Praça da Matriz

A reforma iniciou com a remoção da parada de ônibus, na rua Tiradentes, esquina com a General Osório. Contudo, a previsão é de que ela seja montada, novamente, nos próximos dias. Na próxima semana, será demolido o prédio dos sanitários. A nova construção terá banheiro adaptado para deficientes físicos e fraldário.

Os passeios pavimentados serão alargados. Árvores exóticas e mesmo nativas, em situação de risco, serão removidas. Atualmente, a praça comporta 117 árvores. Serão inseridas 27 novas espécies. Com as que serão removidas, o objetivo é de que a nova praça tenha 124 árvores ao total. É estimado, segundo a bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Daiane Haas, que 60% da atual arborização seja exótica.

TÚNEIS VERDESDois dos caminhos internos que levam até o chafariz ganharão túneis verdes. As árvores de maior porte ao redor do chafariz serão removidas. Em seu lugar serão plantadas oito palmeiras gaúchas, as chamadas Jerivá, como previsto no projeto original da praça, de 1880. A previsão é de que em cinco anos todas as novas espécies alcancem a fase adulta. Quanto aos acessos, algumas escadas serão substituídas por rampas.

O chimarródromo – estrutura metálica em forma de cuia – será deslocado. Ele será instalado mais próximo do coreto (palco em formato de chaleira). Além disso, a calçada ao redor da praça sofrerá reformas pontuais.

MONUMENTOSAlguns monumentos serão inseridos e outros terão sua localização alterada. Será edificado em uma das entradas da praça – voltado para a Igreja Matriz – um monumento para homenagear Brígida Fagundes do Nascimento, doadora das áreas de terras para a construção do templo. Novos brinquedos no playground serão providenciados.

Foto: Cristiano Wildner / Folha do MatePrédio dos sanitários será demolido na próxima semana, segundo previsão da Prefeitura
Prédio dos sanitários será demolido na próxima semana, segundo previsão da Prefeitura

PRAÇA EVANGÉLICA

1 Durante a coletiva de imprensa ainda foi informado que a Praça Evangélica, que já passou por reformas, ainda sofrerá pequenas intervenções para que no futuro a sombra volte a favorecer o espaço.

2 Além de nova pavimentação, foram recentemente instalados novos brinquedos, lixeiras e bancos. O playground também está em reformulação.

3 Além disso, já estão instalados os dois brinquedos com acessibilidade para cadeirantes, patrocinados pela Associação Caravana Luzes de Natal. Foram instalados gangorra e balanço adaptados.

4 Até a próxima semana, toda a decoração das praças do Natal Cor e Magia será removida pela Prefeitura.