Metalúrgica Venâncio projeta crescimento de 300% no faturamento com exportação

-

Especializada na produção de fogões a lenha e equipamentos para a área de gastronomia, a Metalúrgica Venâncio iniciou as atividades no dia 6 de fevereiro de 1991. Com foco na produção exclusiva de fogões a lenha, inicialmente, a empresa foi ampliando a linha de produtos e se consolidou como marca de referência em equipamentos para cozinhas industriais. Atualmente, atua em todo o Brasil e diversas partes do mundo.

A empresa é uma das maiores de Venâncio Aires e ocupa a quarta posição com base no Valor Adicionado Fiscal (VAF) do município, tendo sido responsável por 3,74% da economia, em 2019. O fundador da metalúrgica, Marcelo Campos, ressalta a satisfação de estar à frente de uma empresa que é reconhecida internacionalmente e tem um papel fundamental no município.

O sentimento é de muito orgulho em ter uma equipe que atingiu esse nível de capacidade e capacitação para nos mantermos nesse patamar”, afirma o diretor da empresa, salientando que a empresa teve que encarar desafios tecnológicos e financeiros até a consolidação da marca no mercado.

Atualmente, a empresa comercializa seus produtos para mais de 30 países. Campos observa que um dos grandes marcos da empresa foi quando a metalúrgica atingiu o nível de exigência para conquistar o mercado dos países de primeiro mundo, com produtos específicos que foram desenvolvidos com foco no mercado americano. “Objetivamos aumentar em 300% nosso faturamento voltado à exportação, seguiremos trabalhando com lançamentos de produtos dentro da linha de gastronomia”, comenta o empresário, ao destacar as perspectivas de crescimento em termos de faturamento e produção.

Foco no mercado

Na busca por novos mercados, a empresa está em constante evolução. Até o fim do ano, a Venâncio pretende migrar para um novo sistema de gestão para atender a demanda de crescimento da indústria. A mudança contempla a integração de softwares de produção e engenharia em um mesmo sistema, com a intenção de otimizar o trabalho e melhorar a eficiência da produção. De acordo com Campos, a principal tendência do setor metalúrgico é a busca de novas tecnologias que compreendam o processo da indústria 4.0.

Atualmente, são mais de mil colaboradores que integram a metalúrgica, que é a única no segmento com fundição própria, instalada em seu parque fabril, de 53 mil metros quadrados de área construída, no bairro Bela Vista. São produzidas 31 linhas de produtos gastronômicos, que atendem os mais diversos segmentos.

Foto: Marcelo

Créditos: Cassiane Rodrigues/Arquivo FM

Leg: Marcelo Campos destaca que a tendência do setor metalúrgico é a busca de novas tecnologias que compreendam o processo da indústria 4.0

“O diferencial da Venâncio está relacionado à qualidade e aos constantes treinamentos e capacitações dos elementos humanos. A busca da qualificação profissional tem sido nosso foco diário, é fundamental que os colaboradores sejam qualificados.”

MARCELO CAMPOS – Diretor da Metalúrgica Venâncio

Evolução

A história da Metalúrgica Venâncio teve início quando Marcelo Campos, que residia em Minas Gerais, decidiu retornar para a terra natal. No primeira ano da empresa, ele era o responsável pelas entregas, compra de material, emissão de nota fiscal e administração dos negócios.

A empresa estava localizada na rua Osvaldo Aranha e entrou em funcionamento com nove funcionários. Desde o início, trabalha com exportação, sendo que, nos dois primeiros anos, 70% da produção era encaminhada para a Argentina. Com a consolidação dos fogões a lenha, a metalúrgica decidiu investir no segmento industrial e gastronômico.

Opinião

Qual a importância em participar de um projeto como o Gente & Negócios, que busca pensar o futuro e contribuir com o desenvolvimento de Venâncio Aires?

É um mais somatório para contribuir com a sociedade venâncio-airense. Mostra a realidade da indústria e permite que a cidade conheça as empresas daqui”.

Série de entrevistas

  1. A Folha do Mate divulga uma série de entrevistas com representantes das empresas apoiadoras do projeto Gente & Negócios. A iniciativa da Folha do Mate e da Terra FM busca promover debates sobre temas importantes para o desenvolvimento do município.
  2. No dia 28 de setembro, o painel contou com a participação do diretor da Metalúrgica Venâncio Aires, Marcelo Campos, do diretor da Grupo Refrimate, Gilmar Diefenthaler, do prefeito Jarbas da Rosa e do vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (unisc), Rafael Frederico Henn. Os convidados abordaram o tema da Indústria 4.0.
  3. O próximo debate ocorre no dia 26 deste mês e terá como tema o tabaco.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido