O Ministério da Saúde já anunciou algumas mudanças na liberação de alguns tipos de medicamentos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular. De acordo com a Assessoria do Ministério Público, um posicionamento oficial e a explicação sobre as mudanças só ocorrerão na próxima semana, sendo que, as modificações ainda não foram findadas.A regra prevê limite de idade para a liberação de medicamentos que constam na lista da Farmácia Popular e que podem ser adquiridos de forma gratuita pelos pacientes.
O Sistema autorizador está passando por atualização com cruzamento de dados e, com isso, vão ocorrer limitações na liberação dos medicamentos por motivos diversos, como inconsistências de CNPJ e idade relacionadas a alguns medicamentos, conforme informações da Agência Brasil. “Ainda não foram informadas todas as limitações que serão realizadas, contudo, algumas notificações já estão sendo enviadas pelo Webservice (serviço online) justificando a impossibilidade de vendas”, conforme já consta nos balcões de atendimentos das farmácias. Em Venâncio Aires são 24 estabelecimentos farmacêuticos com o selo do programa ‘Aqui tem Farmácia Popular’, localizadas no centro e nos bairros: Cruzeiro, Santa Tecla, Gressler e Macedo.
De acordo com a proprietária de uma farmácia que possui o selo ‘Aqui tem Farmácia Popular’, com estas novas medidas que limitam a aquisição destes medicamentos, várias pessoas que já vinham utilizando a medicação com a idade inferior sugerida agora pelo Governo, terão que comprar o remédio sem poder usufruir do benefício. Eliete Haas, ressalta que ainda não houve maiores informações do governo, “apenas passaram as alterações e a lista com os exemplos dos medicamentos que sofrerão modificações e limite de idade para serem fornecidos”, explica.
Conforme informações da Federação Brasileira de Farmácias (Febrafar) o Governo anunciou que nos próximos dias todas as alterações vão constar no site aquitemfarmaciapopular.