Esta quarta-feira, 6, marca o início da Quaresma e também da abertura da Campanha da Fraternidade 2019, dois momentos importantes para o calendário da igreja católica. A missa oficial de abertura ocorre às 19h30min, na igreja matriz São Sebastião Mártir, com imposição das cinzas. Segundo o pároco Rodrigo Hillesheim, que celebrará a missa hoje à noite, nesta data inicia-se a contagem dos 40 dias em preparação para a Páscoa. “A abertura deste tempo se dá na chamada Missa de Cinzas. Ao mesmo tempo a Igreja faz, em todo o Brasil, o lançamento da Campanha da Fraternidade”, explica o padre.Neste ano, o tema da campanha é “Fraternidade e Políticas Públicas”. Com o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), o objetivo é estimular a participação da sociedade nas discussões das políticas públicas. “O Papa Francisco tem destacado que a política é a forma mais alta de fazer caridade. Por isso, a Campanha da Fraternidade deste ano visa aprofundar a realização do bem comum através da política, na qual todos devem se envolver e se responsabilizar”, destaca.Padre Rodrigo lembra que o cristão é um cidadão, portanto, deve participar das discussões e execução das políticas e, assim, ajudar a construir uma verdadeira fraternidade e resgatar a dignidade de todos. “Desejamos cidadãos participativos e atuantes na construção de uma sociedade mais humana e fraterna, como nos ensinou o próprio Jesus Cristo.”Dentro deste contexto, o pároco destaca o papel da sociedade no enfrentamento da corrupção, bem como, no acompanhamento dos agentes políticos que nos representam. “A corrupção tem sido uma chaga na política, prejudicando a dignidade e a vida das pessoas. A sociedade deve exigir mais responsabilidade e transparência dos representantes da nação de modo que as políticas favoreçam o povo brasileiro”, frisa.
COMUNIDADENa Paróquia São Sebastião Mártir, a temática da Campanha da Fraternidade será debatida, segundo o padre Rodrigo, em grupos de estudo, a partir da distribuição de materiais para as escolas, encontros com líderes de turma e grêmios estudantis, catequese e grupos de jovens.”Vamos trabalhar na linha da conscientização”, informa.
Além disso, o pároco convida a comunidade a participar, no dia 6 de abril, do Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2019. A programação ocorrerá no Centro de Evangelização da Paróquia São Sebastião Mártir, às 8h. “Toda a temática será desenvolvida nesse encontro de formação”, antecipa.
Fale, padre!Qual a importância da Quaresma para os católicos?Padre Rodrigo – A quaresma é um tempo especial de preparação para a Páscoa do Senhor, através da oração, da penitência e da caridade. Para acolhermos a paixão, morte e Ressurreição do Senhor devemos preparar o nosso coração e procurar mudar nossas ações em vista de amor ainda maior a Deus. A quaresma é tempo forte de voltarmos para o Senhor que nos ama. O acontecimento central da fé: a Páscoa, ganha sentido quando passamos da escravidão do erro para a vida da graça em Deus. A quaresma procura resgatar os filhos de Deus dispersos e distraídos da fé para estar próximos de sua ternura e misericórdia.