Grupo liderado pelo secretário-adjunto de obras do RS, Giovane Wickert, e o coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, conferiu a situação da escola, ontem (Foto: Cristiano Wildner)
Grupo liderado pelo secretário-adjunto de obras do RS, Giovane Wickert, e o coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, conferiu a situação da escola, ontem (Foto: Cristiano Wildner)

Uma comitiva liderada pelo secretário-adjunto de Obras e Habitação do Rio Grande do Sul, Giovane Wickert (PSB), e pelo coordenador regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, visitou as escolas estaduais de Ensino Médio Monte das Tabacos, no Centro de Venâncio Aires, e Adelina Isabela Konzen, em Vila Estância Nova, na manhã de ontem. O objetivo é garantir uma ação conjunta em prol de investimentos.

No Monte das Tabocas, a mobilização é pela retomada das reformas iniciadas em 2018 e que agora precisam de aditivo no projeto para garantir a conclusão das melhorias, que incluem a substituição da cobertura e da instalação elétrica. No segundo piso do educandário, várias salas de aula ainda estão interditadas, pois permanecem sem forro ou piso.

Em março, por conta de uma forte chuva que atingiu Venâncio Aires, as avarias se agravaram, principalmente por conta de imperfeições no telhado. “Precisamos com urgência a liberação de pelo menos duas salas de aulas para acomodarmos estudantes que necessitam de mais espaço por conta do distanciamento social”, explicou a diretora Marinêz Weizenmann, em entrevista para a Terra FM. A escola conta com cerca de 800 alunos, de Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é a segunda maior de Venâncio – atrás, apenas, da Cônego Albino Juchem (CAJ).

Wickert garantiu empenho na busca de novos recursos para concluir as reformas. Da mesma forma, Pinho de Moura reivindicou um dossiê com todos os pontos que ainda necessitam de intervenção. Ficou acertado que, até amanhã, a escola enviará esse documento para a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), com sede em Santa Cruz do Sul.

Paralelo a isso também será criada uma ação entre amigos para arrecadar demais valores para corroborar com outras melhorias que não estão previstas no projeto estadual, mas tidas como fundamentais. Serão envolvidas lideranças, professores, estudantes, ex-professores e ex-alunos. A ideia é que colaborações diversas sejam direcionadas para uma conta bancária única.
Tudo isso, para que, em outubro do próximo ano, quando a escola completar 100 anos, seja possível comemorar a data com toda a estrutura renovada. “Estamos envolvidos e comprometidos com o projeto. Temos o total interesse em garantir todos os esforços possíveis”, destacou o coordenador regional de Educação.

Relembre

  • Em 2018, no dia 26 outubro, quando a Escola Monte das Tabocas completou 96 anos, foi assinada a autorização para início da obra de substituição da cobertura, instalação elétrica e demolição da brizoleta – uma sala de aula de madeira que apresentava risco de desabar. O investimento previsto era de R$ 367.403,65.
  • A reforma geral era aguardada há, pelo menos, 13 anos pela escola. A fiação elétrica, na época, era de 1940.

Ginásio da Escola Adelina nas metas do Estado

Foi anunciado, também, pela comitiva que visitou as escolas, uma mobilização do Governo do Estado para angariar recursos para dar solução a um problema antigo na Escola Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova. O ginásio do educandário está interditado desde 2014 por problemas estruturais. A comitiva se comprometeu em dar seguimentos internos para viabilizar as melhorias.
“Estudantes passaram por todas as séries do colégio e não tiveram oportunidade de usar o ginásio em suas aulas de Educação Física”, argumentou Giovane Wickert. Ele destacou que buscará reunir técnicos de diferentes de secretarias estaduais para agilizar o processo. “Apesar de muitas situações serem alheias a nossa vontade, vamos buscar a união”, disse.

Danrlei

No mês passado, após assumir como novo secretário estadual do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus (PSD) havia recebido comitiva de Venâncio Aires Vcomposta pelo prefeito Jarbas da Rosa, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e presidente do PSD local, Nelsoir Battisti, e pelo secretário de Educação, Cultura e Esportes, Émerson Eloi Henrique.

Eles levaram demandas locais ao novo secretário, dentre as quais também um pedido de solução para o ginásio da escola Adelina Isabela Konzen, de Vila Estância Nova. No encontro, também foi destacado o pedido para intermediar edificação de arquibancada para Assespe, em Linha Grão-Pará.