A 14ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), que ocorre nos dias 11 e 12 de setembro no Parque do Chimarrão, terá apresentação de 25 projetos de turmas da Educação Infantil e 36 de estudantes do Ensino Fundamental, totalizando 61 iniciativas inscritas.
No primeiro dia da programação, 11, as crianças da Educação Infantil, entre Pré A e Pré B, farão a apresentação das pesquisas no Galpão Morada Velha, das 14h30min às 17h. No mesmo dia, também se apresentarão os estudantes do Ensino Fundamental, desde os Anos Iniciais até os Anos Finais, no pavilhão onde habitualmente ocorre o Café Colonial, das 10h às 11h e das 15h às 16h.
No dia seguinte, 12, o Ensino Fundamental retoma a apresentação, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 14h30min. A organização da mostra destaca que os materiais irão permanecer expostos também no sábado e domingo, dias 13 e 14, durante a Feira do Livro.
As pesquisas serão avaliadas por uma comissão de especialistas e os projetos com maior pontuação recebem premiação conforme as categorias. Além da classificação dos premiados da mostra, sete projetos recebem credenciamento para representar a rede municipal de Venâncio Aires na Mostratec Júnior, considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina.
“A Mompi é um evento que evidencia o potencial das escolas da rede municipal, colocando os estudantes como protagonistas no processo de aprendizagem, mediado pelo olhar sensível e atento dos educadores. A iniciativa busca incentivar a pesquisa desde cedo, despertando nos alunos a curiosidade por temas que surgem a partir de seus próprios interesses. Ao desenvolverem projetos de pesquisa e apresentarem os resultados, os estudantes demonstram que o conhecimento produzido nas escolas públicas é não apenas relevante, mas também transformador”, explica o secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique.
A coordenadora pedagógica da pasta, Juliane Weiss Niedermeyer, destaca que a Mostra valoriza a criatividade, o pensamento crítico e o envolvimento ativo dos alunos, em todas as etapas do processo investigativo. “Os projetos apresentados mostram a diversidade de temas e abordagens, sempre com base na realidade dos estudantes e nas demandas da comunidade escolar”, afirma.
Outro aspecto da mostra, segundo o secretário, é a troca de experiências entre diferentes comunidades escolares. O evento promove a interação entre alunos e professores de várias escolas da rede municipal. Essa integração amplia horizontes, incentiva o diálogo e permite o contato com novas ideias, culturas e formas de pensar.
Cronograma
- 10 de setembro, das 13h às 15h – Credenciamento e montagem dos estandes
- 11 de setembro, das 7h30min às 8h30min – Credenciamento e montagem dos estandes
- 11 de setembro, das 8h30min às 10h – Avaliação dos projetos
- 11 de setembro, das 10h às 11h – Apresentação dos projetos ao público
- 11 de setembro, das 11h às 13h – Intervalo para almoço
- 11 de setembro, das 13h às 15h – Avaliação dos projetos
- 11 de setembro, das 15h às 16h – Apresentação dos projetos ao público
- 12 de setembro, das 8h30 às 11h – Apresentação dos projetos ao público
- 12 de setembro, das 11h às 13h30min – Intervalo para o almoço
- 12 de setembro, das 13h30min às 14h30min – Apresentação dos projetos ao público
- 12 de setembro, 15h – Cerimônia de premiação dos projetos
- 13 e 14 de setembro – Exposição dos Materiais dos Projetos na Feira do Livro
Fonte: AI Prefeitura