Dezenas de moradores e lideranças políticas, comunitárias e empresariais de Venâncio Aires e Mato Leitão participaram, na manhã deste sábado, 1º, de um protesto pacífico no quilômetro 10 da RSC-453, no ponto onde está prevista a instalação de um pedágio do modelo free flow a partir da concessão da rodovia.
Vereadores de Venâncio Aires e Mato Leitão, Eligio Weschenfelder, o Mucilha (PSB), e Diego Konrad (PP), respectivamente, lideraram a manifestação e destacaram que tanto a Capital do Chimarrão, quanto a Cidade das Orquídeas só têm a perder com a implementação de uma segunda praça de cobrança na 453, uma vez que Cruzeiro do Sul já tem um pedágio físico. Eles prometem manter a mobilização.
Morador de Mato Leitão, o agricultor Décio Leismann, de 55 anos, foi um dos que atendeu ao chamado para participar do movimento. Ele ressaltou que ainda não acredita que as autoridades querem mesmo um segundo pedágio em trecho de 28 quilômetros entre Venâncio Aires e Lajeado. “Estou aqui porque sei que isso vai ser prejudicial para toda a região. Não podemos permitir”, argumentou.
A intenção das lideranças políticas é reunir material sobre as mobilizações e enviar ao Governo do Estado, como forma de reforçar o apelo comunitário e encaminhar uma agenda com o governador Eduardo Leite. A RSC-453 faz parte do Bloco 2 de concessões do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A duplicação da rodovia faz parte do projeto de repasse à iniciativa privada.