Moradores das localidades de Linha Bela Vista e Linha Hansel – ao longo da Estrada Velha de Santa Cruz – estiveram outra vez na Câmara de Vereadores. Na noite de segunda-feira, 25, o representante das comunidades, Inácio Roberto Guterres, que há 59 anos reside às margens da via, ocupou espaço da Tribuna Livre para destacar o potencial da região, que de acordo com ele, justifica um esforço da Administração da Capital Nacional do Chimarrão no sentido de pavimentar o trecho que dá acesso à RSC-287.

Conforme Guterres, “o progresso de Venâncio Aires passa pela nossa estrada”. Ao mencionar vários estabelecimentos comerciais instalados ao longo do trajeto de aproximadamente seis quilômetros, o morador afirmou que o asfaltamento, além de beneficiar o setor produtivo, seria também importante pelo fato de desviar o fluxo de veículos pesados da área urbana. “A estimativa é de que pelo menos 30% do trânsito de caminhões teria esta estrada como uma opção, principalmente se o Corredor dos Gauer (rua Augusto Silveira de Moraes, ligação dos bairros Santa Tecla e Bela Vista) for asfaltado”, argumentou.

COMPARATIVOO morador salientou que, em comparação com o Corredor dos Gauer e o trecho de Linha Sapé que receberá asfalto, “a Estrada Velha deveria ser prioridade, por toda a importância que tem”. Guterres afirmou que os moradores não pretendem fechar a via em protesto, mas garantiu que vão manter a mobilização pela concretização desta obra. “Nós queremos progresso e somos de paz”, concluiu o representante.

PROJETO ‘NO FORNO’A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Jalila Stahl Böhm Heinemann, confirmou na tarde de ontem a informação que havia sido divulgada pela vereadora Sandra Wagner (PSB) durante a sessão desta segunda-feira: o projeto executivo contemplando a estrada está ‘saindo do forno’. De acordo com a titular da pasta, “faltam pequenos ajustes e alguns documentos, mas vamos entregar ao prefeito ainda esta semana”. A intenção é de convidar os moradores para uma apresentação do projeto na Prefeitura.

Foto: Carlos Dickow / Folha do MateInácio Roberto Guterres foi o porta-voz das comunidades na sessão da Câmara
Inácio Roberto Guterres foi o porta-voz das comunidades na sessão da Câmara

PARTICIPAÇÕES

1 Ao comentar a mobilização dos moradores de Linha Hansel e Linha Bela Vista, o vereador Nelsoir Battisti (PSD) declarou que a pavimentação da Estrada Velha de Santa Cruz, além de benefício para os moradores da região, contribuiria também para o aquecimento das vendas do comércio, pois seria mais um acesso a Venâncio Aires a partir da RSC-287.

2 Tiago Quintana (PDT) destacou que a via consta no Plano Diretor Municipal como “arterial”, o que define a sua importância. De acordo com ele, a maior dificuldade para a execução do projeto será a busca por recursos. “Minha sugestão é de que parte deste R$ 20 milhões que o Município contratou para obras de infraestrutura seja aplicada nesta demanda. Nem que seja um quilômetro, para que tenhamos o início da pavimentação, afinal, todos os cidadãos vão pagar esta conta”, disse. O parlamentar comentou ainda que o asfaltamento do trecho terminaria com a necessidade de manutenção da estrada. “Patrolamento tem que fazer toda hora”, concluiu.