Morre o tradicionalista Nico Fagundes

-

Morreu na noite desta quarta-feira, 24, o folclorista, poeta, historiador e apresentador Antonio Augusto Fagundes, conhecido como Nico Fagundes. Ele tinha 80 anos e estava internado há mais de um mês no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre.

Nico Fagundes foi um dos mais respeitados estudiosos da cultura gaúcha, vestimenta, dança e culinária. Suas letras e canções já foram gravadas por dezenas de músicos. Graças a ele, o Rio Grande do Sul tem clássicos como o Canto Alegretense e Origens.

O folclorista ficou conhecido como o apresentador do Galpão Crioulo, programa da RBS TV que comandou por 30 anos. Nesse período, mais de 1,5 mil edições foram ao ar.

Em 2000, ele teve um acidente vascular cerebral (AVC), mas se recuperou. Em 2010, chegou a ficar em coma induzido após uma infecção geral no organismo. Dois anos depois, voltou à UTI pelo mesmo problema.

Nico deixa a mulher, Ana Lúcia Piagetti Fagundes, com quem se casou em 2011, e seis filhos, sendo cinco do primeiro casamento e um do segundo.

Em 2012, se despediu do Galpão Crioulo, que passou a ser apresentada por seu sobrinho, Neto Fagundes, e Shana Müller.

Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBSNico Fagundes se despediu do Galpão Crioulo em maio de 2012 na gravação realizada na 12ª Fenachim
Nico Fagundes se despediu do Galpão Crioulo em maio de 2012 na gravação realizada na 12ª Fenachim

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido