Ocorre nesta quarta-feira, 12, a VI Mostra Regional de Projetos das escolas estaduais da 6ª Coordenadoria Regional de educação (CRE). O evento será a partir das 8h, no pavilhão 2, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. As escolas participantes foram selecionadas na etapa municipal das Mostras Polo, que ocorreram em diversos municípios de abrangência da Coordenadoria.
Segundo a assessora pedagógica da 6ª CRE, Mariluci Prestes Moraes Trinks, ao todo participarão 96 projetos, de 50 escolas. Serão 200 estudantes e 100 professores envolvidos no evento. Para ela, o momento é de compartilhar com a comunidade os projetos feitos nas escolas, onde acontece o protagonismo estudantil e os alunos constroem conhecimento a partir do uso de metodologias de projetos.
“Parabéns aos professores que oportunizaram a seus estudantes a possibilidade de fazerem projetos, buscando soluções para os problemas apontados”, afirma. Mariluci destaca que o fomento para o desenvolvimento de projetos nas escolas faz parte da prática da Coordenadoria desde 2015, quando o professor Luiz Ricardo Pinho de Moura assumiu a 6ª CRE.
Na Mostra Regional serão premiados 30 destaques. Três deles, um em cada nível – anos iniciais, anos finais e Ensino Médio – serão escolhidos para participar da Mostra Científica Estadual. A fase estadual será em novembro, em Porto Alegre, no espaço Metaverso. Ao todo, nesta etapa, participarão 90 projetos, sendo três de cada CRE e mais seis do Hacka Tchê. Será a primeira edição da Mostra Estadual, envolvendo as 30 CREs.
Experiência
Um dos projetos que estará presente na Mostra Regional é o ‘Recre(I)ando o recreio’, da turma de 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Leontina, do bairro Santa Tecla. De acordo com a professora da turma e também supervisora, Liviane Cristina Keller, a ideia do projeto surgiu para acalmar os alunos durante os recreios e, também, para aproveitar materiais recicláveis na criação de novos brinquedos e brincadeiras.
“O objetivo é mostrar que não existe só o futebol e as competições de disputa e, assim, na volta do recreio, na sala de aula, o tumulto é muito menor”, afirma. Entre os brinquedos foram feitos jogos de boliche, desafios da garrafa, caçapa com garrafas e caçapa com pallets. O início do projeto foi em abril, quando começou a confecção dos brinquedos. A professora reforça que todos acabam ajudando, seja no recolhimento dos materiais recicláveis ou na elaboração das ideias a serem desenvolvidas.
Entre os materiais usados estão caixas de leite, garrafas pet, bolas de roll-on, meias, pallet, tampinhas e, claro, a muita criatividade. “O projeto vem dando certo. O recreio já acalmou muito e os brinquedos ficam sempre à disposição para cada um escolher o que quiser”, reforça a professora Liviane.
As alunas Carolina Schuster Mause, 10 anos, e Alicia Isabele Lara, 11 anos, representam a turma e já apresentaram o projeto na Mostra Polo realizada na Escola Wolfram Metzler. Agora, encaram o desafio da Mostra Regional. A dupla admite o nervosismo, mas acha a atividade de apresentar o projeto da turma muito legal. “Foi muito emocionante quando a professora nos avisou que passamos para a Mostra Regional. Minha mãe me mostrou o áudio que ela mandou avisando no WhatsApp”, destaca Alicia.
Amanhã, a dupla, a professora e demais escolas do município vão para Santa Cruz do Sul. Liviane enfatiza também a participação e envolvimento das famílias e de todos da escola que ajudam neste momento. Para as apresentações, são levadas miniaturas de cada brinquedo, o relatório escrito pela turma e um banner confeccionado também pelos alunos.
Projetos que estarão na Mostra Regional
Ensino Fundamental – Anos iniciais
• Cada gota conta: Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante
• Adubo legal: EEEM Sebastião Jubal Junqueira
• Aquapura: sustentabilidade hídrica através da captação, reaproveitamento e filtragem: EEEM Crescer
• Energia solar: “ter um SOL só pra mim”: EEEM Crescer
• Semear 2: EEEM Monte das Tabocas
• Semeando ao conhecimento da medicina natural através das abelhas sem ferrão Jataí: EEEM Monte das Tabocas
• Consciência alimentar e sustentabilidade. Bom para mim, bom para a natureza: EEEM Monte das Tabocas
• RECRE(I)AR: Recriando o recreio: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Leontina
• Brinquedos e brincadeiras dos povos indígenas e dos nossos antepassados: EEEF Cristiano Bencke
Ensino Fundamental – Anos finais
• Irrigação: EEEF Cristiano Bencke
• Espalhador de Ureia: EEEF Cristiano Bencke
• Inseticidas Naturais: EEEM Wolfram Metzler
Ensino Médio
• Tijolo ecológico de isopor e rejeito de PVC – Uma alternativa para a redução da poluição e do custo em construções: EEEM Sebastião Jubal Junqueira