Motoristas de ciclomotores atropelam a lei

-

Um acidente com um menor de idade pilotando um ciclomotor no início da semana reacendeu a discussão em torno da legislação que rege sobre a circulação desse tipo de veículo em Venâncio Aires.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateEm Venâncio, os veículos recolhidos por falta de habilitação dos condutores, são encaminhados ao guincho, do qual só é possível retirá-lo com registro no CRVA
Em Venâncio, os veículos recolhidos por falta de habilitação dos condutores, são encaminhados ao guincho, do qual só é possível retirá-lo com registro no CRVA

O município ainda não possui legislação específica que regulamente o registro e emplacamento destes veículos, ou seja, o emplacamento não é necessário. Mas para pilotá-los é preciso estar habilitado na categoria ‘A’ ou ter Autorização para Conduzir Ciclomotor(‘ACC’). Assim, a condução é proibida por menores de 18 anos.

O diretor de um Centro de Formação de Condutores (CFC) de Venâncio, Fábio Bencke, destaca que no município não é ofertado a opção da ACC. “Para fazer a habilitação específica, a ACC, o processo é igual ao da primeira carteira de moto, ou seja, precisa exames médico e psicotécnico, aulas teóricas e práticas, provas teóricas e práticas, assim como o valor. Então é vantagem a pessoa fazer logo para obter a habilitação de categoria A, na qual ela poderá pilotar ciclomotores e motocicletas. Então não há demanda na cidade para essa categoria, não é viável, por isso não é oferecida no município.”De acordo com o chefe do Departamento de Trânsito de Venâncio, Rodrigo Decker, o condutor, se não for habilitado, comete um ilícito, mas não sofre nenhum tipo de punição. “Até mesmo por não ter prontuário no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). O proprietário terá o veículo recolhido e deverá registrá-lo e emplacá-lo. Mas, se o proprietário for habilitado, e uma pessoa sem habilitação for ‘pega’ o dono será autuado por permitir que pessoa não habilitada conduza o ciclomotor em via pública”, explica.

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 22/02/2014



Alvaro Pegoraro

Alvaro Pegoraro

Atua na redação do jornal Folha do Mate desde 1990, sendo responsável pela editoria de polícia. Participa diariamente no programa Chimarrão com Notícias, com intervenções na área da segurança pública e trânsito.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido