Há muitas controvérsias sobre o ano em que foi celebrado pela primeira vez o 8 de março como o dia para homenagear as mulheres. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. Mas é em 2019 que a data terá uma importância especial na Capital do Chimarrão.
Em evento realizado a partir das 16h de hoje, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, serão empossados os representantes do Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Mulher. O órgão já existia no município mas estava desativado há cerca de dois anos. Desde junho do ano passado uma comitiva tomou a frente para a reativação do conselho.
Nesta tarde, 14 entidades terão representantes empossados, sendo que cada um apresenta um conselheiro e um suplente. O conselho será composto por representantes do governo municipal (Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Planejamento e Urbanismo e Procuradoria Jurídica) e da sociedade civil organizada (Emater/RS-Ascar, Posto de Atendimento à Mulher (PAM)/ Delegacia de Polícia, ONG Alphorria, Hospital São Sebastião Mártir, Ordem dos Advogados do Brasil, Brigada Militar e Defensoria Pública).
Segundo a capitão da Brigada Milita,r Michele da Silva Vargas, que será empossada como uma das conselheiras, o órgão tem o propósito de orientar as políticas públicas do município, mas também deve ter um papel de apoio às famílias. “Queremos poder aumentar a conscientização dos direitos da mulher e que elas saibam onde buscar apoio quando precisar”, destaca.
PALESTRATambém faz parte da programação na Câmara de Vereadores uma palestra com a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Nádia Gerhard. Ela é conhecida como Comandante Nádia e foi eleita vereadora em Porto Alegre em 2016, após 27 anos de atuação na Brigada Militar. A palestrante foi uma das responsáveis pela implantação da Patrulha Maria da Penha, em 2012. O projeto tinha a intenção de proteger mulheres vítimas de violência doméstica.
‘Mulheres que Inspiram’ homenageia representantes de grupos da melhor idade Às 18h, também na Câmara de Vereadores, será realizada a terceira edição do ‘Mulheres que Inspiram’. Organizado pelo Gabinete da Primeira-Dama, o prêmio tem a intenção de homenagear mulheres que se destacam em Venâncio Aires.
Neste ano, a organização decidiu destacar as mulheres que atuam junto aos grupos de melhor idade. Segundo a primeira-dama do município, Cristiane Wickert, a ideia é homenagear mulheres atuantes nos grupos da melhor idade da cidade e interior. “Decidimos homenagear representantes de todos os grupos pois todas são especiais pelo trabalho que fazem pelos grupos e comunidades”, enfatiza. Elas devem receber um certificado e um troféu do Mulheres que Inspiram 2019.
HOMENAGEADASAnilla Sehnen Schmidt – Sol Nascente – Bairro Coronel BritoDarcila Sackser – Estância da Amizade – Estância NovaDores Muller – Vida Nova – Bairro Santa RitaEli Ziege Schuch – Boa Amizade – Bairro UniãoErica Francisca Parkert – Reviver – Linha BrasilGisela Heinen – Fazendo a Vida Feliz – Bairro Santa TeclaGlaci Seidel – Viva la Vida – Bairro Centro Glacy Canabarro – Sementeira do Amor – Vila PalanqueGlicéria Hickmann – Sempre Unidos – Travessa São JoséIracy Terezinha Kuhn – Sempre Alegre – Linha TravessaLúcia Althaus – Sementeira do Amor – Vila PalanqueMaria Dessoy – Recordar é Viver – Linha HervalMaria Helena Lappe – Estância da Amizade – Estância NovaMaria Konrath – Dörr Frölicher Kreiss – Linha CeciliaNair Penck – Renascer – Linha LeonorNatália Apolonia Becker – Die Freudnen Von São Luiz – Santa EmíliaNilcia Henckes Schirmann – Viver a Vida – Bairro BrígidaTeresia Teonícia Maria Lauer – Estrela da Manhã – Vila ArlindoTherezinha Maria da Silva Mello – Viva La Vida – Bairro Centro