Home Featured Multas ambientais revertem em mudas de árvores distribuídas à população

Multas ambientais revertem em mudas de árvores distribuídas à população

0
Multas ambientais revertem em mudas de árvores distribuídas à população
Ipê é uma das árvores nativas que, além de contribuir com o equilíbrio do ecossistema, embeleza a cidade (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Licenciamentos e multas ambientais já reverteram em mais de oito mil árvores, desde o início do ano, em Venâncio Aires. As mudas de espécies nativas são recebidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e repassadas a cidadãos, entidades e escolas interessados em fazer o plantio.

Secretário de Meio Ambiente, Clóvis Schwertner explica que, em alguns casos, multas ambientais, como o corte de árvores sem licença, podem ser compensadas com mudas nativas, como araçá, pitanga e ipê, sendo que a quantidade varia conforme a multa. O mesmo ocorre em licenciamentos de loteamentos e para implementação de rede elétrica da RGE Sul.

“Há alguns meses, distribuímos em torno de 1,2 mil mudas para a comunidade, em uma ação da secretaria. Nessa semana, também foram distribuídas mudas em diversas escolas”, comenta. Segundo ele, instituições interessadas em receber as árvores podem encaminhar pedido à pasta, por meio de ofício.

O plantio de árvores na calçada pode garantir desconto de 3% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“No início do século XX, o Rio Grande do Sul tinha 48% de mata nativa. Hoje, são menos de 10%. Precisamos recuperar esse déficit, fazendo o reflorestamento”, observa Schwertner. Ele destaca que as árvores têm papel importante no ecossistema, para desenvolvimento dos animais, e para a qualidade de vida da população. “Ela absorve o gás carbônico e libera o oxigênio que respiramos. Tem uma função fundamental para a qualidade do ar.”

Os benefícios se estendem, ainda, à proteção de nascentes de arroios, à absorção da água no solo e até mesmo para redução do calor nos espaços. “Sem contar que as árvores têm um valor econômico grande. Em um bairro arborizado, os lotes valem mais do que em um que não tem árvores. Elas detêm a poeira e ajudam a absorver o barulho.”

O plantio de árvores na calçada pode garantir desconto de 3% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Horto florestal

Um dos projetos da Prefeitura para a área da extinta Favan, em Linha Ponte Queimada, é a criação de um parque e de um horto florestal – um viveiro de mudas de árvores e flores próprio do Município.

Espécies para arborização urbana:

– Pitangueira
– Quaresmeira
– Araçá
– Guabiju
– Aroeira-salsa
– Ipê
– Pau ferro
– Guabiroba
– Medalhão de ouro
– Pata-de-vaca



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Template being used: /var/www/html/wp-content/themes/Newspaper/single.php
error: Conteúdo protegido