A Prefeitura de Venâncio Aires pode contratar estudo com o objetivo de realizar um diagnóstico do sistema de drenagem da cidade, além de apontar obras para combater de forma mais eficaz as enchentes. A proposta é de analisar ações que possam evitar inundações causadas pelo grande volume de chuva, além de avaliar a atual estrutura do município.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateEstudo fará um diagnóstico do sistema de drenagem da cidade e apontará obras
Estudo fará um diagnóstico do sistema de drenagem da cidade e apontará obras

O estudo é avaliado como um norteador para a realização de novos investimentos na parte baixa da cidade, com o objetivo de evitar estragos causados pelas cheias do Arroio Castelhano. Anualmente são registrados alagamentos na área. Com o levantamento será possível qualificar as obras futuras, especialmente as que envolvam canalizações e formas de contenção das águas.

A análise da contratação dos serviços é feita juntamente com técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), via Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), além das secretarias municipais de Planejamento Orçamento e Gestão, Meio Ambiente, Fazenda e Procuradoria Jurídica. Uma reunião ontem confirmou o interesse do prefeito Airton Artus em realizar o estudo e buscar soluções ao antigo problema das cheias no Castelhano.

Para Artus, o estudo demostra que a Administração Municipal segue buscando soluções aos problemas enfrentados em dias de chuva. “Sempre estamos buscando soluções, o estudo é necessário para nos dar segurança nos próximos investimentos. O governo está atento aos problemas da cidade e queremos soluções.”

Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 19/06/2014.