A divulgação dos 312 municípios brasileiros com cobertura de vacinação contra a poliomielite abaixo de 50%, pelo Ministério da Saúde, na semana passada, teve novo desdobramento, nesta segunda-feira, 9. Conforme informações da Agência Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) oficiou os prefeitos das cidades que integram a lista – incluindo Venâncio Aires -, para que adotem as medidas necessárias para garantir os índices recomendados de vacinação.
Na relação, o município aparece com apenas 41,91% de cobertura vacinal, entre bebês de até um ano, em 2017, enquanto a meta é imunizar 95% das crianças. O secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, reitera o esclarecimento da coordenadora do setor de Imunizações do município, Carla Lili Müller, divulgado na edição de sábado, da Folha do Mate.
“Esse problema aconteceu por uma inconsistência do sistema. As vacinas eram feitas e registradas no sistema próprio do município, mas, quando eram enviadas, não chegavam corretamente ao sistema do Ministério da Saúde”, afirma. “Vários municípios gaúchos tiveram o mesmo problema que o nosso”, acrescenta.
O importante de tudo isso é o alerta para que os pais levem os filhos para se vacinar. Garantir que essas doenças já consideradas erradicadas não voltem passa pela conscientização das famílias”, Ramon Schwengber, secretário municipal de Saúde.
Segundo Schwengber, até o fim desta tarde, o Município não havia recebido o comunicado do Ministério Público Federal. Entretanto, ele garante que fará “tudo o que puder ser feito para aumentar a cobertura vacinal”. No primeiro semestre deste ano, a vacinação contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, alcançou 80,30%, em Venâncio Aires.
Orientações
A utilização do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização e o treinamento dos responsáveis pela utilização do software, para que os dados cheguem regularmente ao Ministério, é uma das exigências do MPF, assim como a ampliação do horário de funcionamento das salas de vacinação.
Desde setembro do ano passado, Venâncio Aires já informa os dados referentes às imunizações, diretamente no site do Ministério da Saúde. O sistema passou a ser utilizado depois que o problema no envio dos dados foi identificado.
As principais dificuldades estavam relacionadas a inconsistências nos cartões do SUS, como a falta de algum dado no documento, impedindo que o dado fosse computado. Em agosto de 2017, profissionais da rede de saúde do município participaram de um treinamento, para utilização do software.
>> 80,30% é o índice de cobertura da vacinação da poliomielite em Venâncio Aires, referente ao primeiro semestre deste ano.
A vacina contra a poliomielite é aplicada aos 2, 4 e 6 meses, com reforço quando a criança tem um 1 e 3 meses, e aos 4 anos. Anualmente, ocorre a campanha de vacinação, para quem tem até cinco anos. Também conhecida como paralisia infantil, a doença é considerada erradicada do Brasil há quase 30 anos, mas tem gerado preocupação, recentemente, por conta de casos registrados na Venezuela, país que faz divisa com o Brasil.