A coordenadora do Programa de Prevenção à Violência (PPV) em Venâncio Aires, Cristina Telles Silva Pfeiffer, representou o município em Porto Alegre, durante o lançamento oficial do Manual de Prevenção ao Suicídio. O evento, chamado de ‘Seminário sobre a Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio’ foi realizado no Hospital Mãe de Deus na terça-feira.

No evento, Cristina apresentou dados epidemiológicos de Venâncio Aires sobre a violência. Ela lembra que, todos os meses, é realizado um acompanhamento no número de casos. Afirma que o Governo Federal determinou que as doenças teriam que ser notificadas e, desde o ano de 2010, entrou em questão os casos relacionados com violência, onde o suicídio está enquadrado, por ser uma lesão autoprovocada.

Participaram do evento cerca de 20 municípios, o que reuniu aproximadamente 200 pessoas.

No mês de abril, exemplares do manual chegaram ao município e começaram a ser distribuídos para redes de saúde, como as unidades, e para os profissionais de saúde mental do Hospital São Sebastião Mártir.

O material é o resultado de uma pesquisa realizada nos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Candelária e São Lourenço do Sul. Apresenta orientações aos profissionais de áreas como de saúde, de assistência social, de educação e de segurança pública.  O objetivo é para que as observações auxiliem na prevenção e identificação  dos casos.

Mais detalhes na edição impressa de 25/05/2012.