Estudantes da rede municipal de ensino e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) participam, desde ontem, da 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento, realizado nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, se estende até amanhã, e conta com a participação de 13 projetos de Venâncio Aires, entre os 755 trabalhos apresentados.
Considerada a maior feira do gênero da América Latina, a Mostratec reúne projetos de todos os estados brasileiros e de 22 países, em 13 áreas de conhecimento. A edição deste ano é considerada a maior que já ocorreu e é também a com maior participação de venâncio-airenses, com cerca de 30 alunos.
Além de nove projetos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis), classificados na VII Mostra Municipal de Trabalhos Escolares Construindo Aprendizagens, outros três projetos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foram credenciados – três pelo desempenho na VII Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) e um pela Mostra de Ciências e Tecnologia do IFSul Charqueadas (Mocitec).
Para a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, a participação de estudantes da rede municipal de ensino é motivo de orgulho e merece todo o incentivo. “Quando os alunos vão representar o município em feiras, dão visibilidade à educação de Venâncio Aires, mostrando que aqui existe uma proposta de trabalho de pesquisa e de promoção da educação.”
Ela observa que, mais do que uma meta da secretaria, o incentivo à participação em eventos, inclusive, fora do país, é uma visão de toda a Administração Municipal. “Esse também é um entendimento do prefeito, de que educação é um investimento. Por isso conseguimos viabilizar essas viagens”, argumenta.
O diretor do IFSul, Cristian Oliveira da Conceição, comemora que, pela primeira vez, um projeto de Proeja, de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), represente o campus na Mostratec. “Alguns alunos já participaram em outras edições, mas é a primeira vez que participamos com um projeto do Proeja”, destaca.
Projetos
Educação infantil- O mundo secreto das formigas (Emei Yolita da Cruz Portella)- Sua escova de dentes gastou. O que fazer com ela? (Emef Deolindo Pereira da Costa)
Ensino fundamental
– Conscientização fiscal: um caminho para a cidadania (Emef José Duarte de Macedo)- O uso consciente das sacolas plásticas (Emef Dom Pedro II)- Urtiga comum: vilã ou aliada? (Emef São Pedro)- De micro ao macro: elucidando modelos atômicos através de atividades experimentais (Emef Benno Breunig)- A magia dos contos (Emef Professora Odila Rosa Scherer)- Chuá! Chuá! Chove chuva para a vida continuar (Emef Benno Breunig)- Zona rural e zona urbana, duas realidades interligadas (Emef Otto Gustavo Daniel Brands)
Ensino médio
– Nugif: Núcleos de gamificação do IFSul campus Venâncio Aires (IFSul)- O empoderamento feminino através da música (IFSul)- Sustentabilidade, consumo consciente e Feirão de Trocas: uma aplicação com discentes do Proeja (IFSul)- Análise dos impactos sociais gerados pela inclusão digital de pessoas de terceira idade: o caso do projeto Informática na Melhor Idade (IFSul)