Estudantes da rede municipal de ensino e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) participam, desde ontem, da 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento, realizado nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, se estende até amanhã, e conta com a participação de 13 projetos de Venâncio Aires, entre os 755 trabalhos apresentados.

Considerada a maior feira do gênero da América Latina, a Mostratec reúne projetos de todos os estados brasileiros e de 22 países, em 13 áreas de conhecimento. A edição deste ano é considerada a maior que já ocorreu e é também a com maior participação de venâncio-airenses, com cerca de 30 alunos.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoAlunos da rede municipal participam, desde ontem, do evento em Novo Hamburgo
Alunos da rede municipal participam, desde ontem, do evento em Novo Hamburgo

Além de nove projetos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e de Educação Infantil (Emeis), classificados na VII Mostra Municipal de Trabalhos Escolares Construindo Aprendizagens, outros três projetos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foram credenciados – três pelo desempenho na VII Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) e um pela Mostra de Ciências e Tecnologia do IFSul Charqueadas (Mocitec).

Para a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, a participação de estudantes da rede municipal de ensino é motivo de orgulho e merece todo o incentivo. “Quando os alunos vão representar o município em feiras, dão visibilidade à educação de Venâncio Aires, mostrando que aqui existe uma proposta de trabalho de pesquisa e de promoção da educação.”

Ela observa que, mais do que uma meta da secretaria, o incentivo à participação em eventos, inclusive, fora do país, é uma visão de toda a Administração Municipal. “Esse também é um entendimento do prefeito, de que educação é um investimento. Por isso conseguimos viabilizar essas viagens”, argumenta.

O diretor do IFSul, Cristian Oliveira da Conceição, comemora que, pela primeira vez, um projeto de Proeja, de ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), represente o campus na Mostratec. “Alguns alunos já participaram em outras edições, mas é a primeira vez que participamos com um projeto do Proeja”, destaca.

Projetos

Educação infantil- O mundo secreto das formigas (Emei Yolita da Cruz Portella)- Sua escova de dentes gastou. O que fazer com ela? (Emef Deolindo Pereira da Costa)

Ensino fundamental

– Conscientização fiscal: um caminho para a cidadania (Emef José Duarte de Macedo)- O uso consciente das sacolas plásticas (Emef Dom Pedro II)- Urtiga comum: vilã ou aliada? (Emef São Pedro)- De micro ao macro: elucidando modelos atômicos através de atividades experimentais (Emef Benno Breunig)- A magia dos contos (Emef Professora Odila Rosa Scherer)- Chuá! Chuá! Chove chuva para a vida continuar (Emef Benno Breunig)- Zona rural e zona urbana, duas realidades interligadas (Emef Otto Gustavo Daniel Brands)

Ensino médio

– Nugif: Núcleos de gamificação do IFSul campus Venâncio Aires (IFSul)- O empoderamento feminino através da música (IFSul)- Sustentabilidade, consumo consciente e Feirão de Trocas: uma aplicação com discentes do Proeja (IFSul)- Análise dos impactos sociais gerados pela inclusão digital de pessoas de terceira idade: o caso do projeto Informática na Melhor Idade (IFSul)