Prefeitura de Venâncio Aires lançou nesta quinta-feira, 30, o projeto para a construção de uma escola de grande porte e que ofereça educação em turno integral para alunos da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta é voltada à região do bairro Bela Vista, para contemplar o atendimento em educação diante da crescente densidade populacional naquele ponto da cidade. Nos últimos anos, a população do bairro tem aumentado gradualmente, devido às obras de asfaltamento e ampliação de conjuntos habitacionais, como loteamentos e o condomínio vertical Bela Vista, cuja inauguração está prevista para este ano.
A tarefa de projetar a construção da nova escola foi dada pelo prefeito Airton Artus ao secretário municipal de Educação, émerson Elói Henrique, e ao engenheiro civil da pasta, Alexandre de Bortoli. A ideia concebida por Artus é de que Venâncio Aires receba uma escola nos moldes adotados pelos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Os projetos educacionais foram concebidos pelo antropólogo Darcy Ribeiro e implantados nos dois períodos em que Leonel Brizola foi governador do Rio de Janeiro, nos anos 80 e 90.
A fonte que inspira o projeto da nova escola do bairro Bela Vista possuía aulas das 8h às 17h. O conteúdo do currículo regular era complementado por atividades culturais, estudos específicos, refeições completas para os alunos e atendimento médico e psicológico. Os CIEPs eram constituídos de três estruturas distintas: o prédio principal abrigava salas de aula, centro médico, cozinha, refeitório, banheiros e áreas de recreação, enquanto os demais abrigavam a biblioteca e o ginásio de esportes. Sua principal incumbência era o atendimento a crianças carentes.
Para definir as dimensões corretas do projeto, a Prefeitura realiza estudo que forneça números exatos sobre a densidade populacional daquela região. Com a estatística em mãos, será possível definir a capacidade projetada do número de alunos a serem atendidos e qual a necessidade de área construída para a obra. Estas informações também darão a dimensão exata sobre os valores necessários para concretizar o projeto, que podem ser buscados juntos aos governos Estadual e Federal.
O local inicialmente designado para a nova escola é o terreno onde estava localizado o aeródromo do município. A área é a mesma para onde estão projetados um grande parque arborizado, escola técnica do Senai e centros educacionais da Uninter/Cemuc e Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Para acesso ao local, a Prefeitura projeta a construção de uma avenida asfaltada de 1,5 quilômetro de extensão, com quatro pistas de tráfego, estacionamento e canteiro central com ciclovia, ligando os bairros Santa Tecla, Aviação, Gressler e Bela Vista.