Foto: Alan Faleiro / Folha do MateLeandro Pitsch (sentado) e coordenadores Delmar Lopes e Caio Martins destacam vantagens do sistema
Leandro Pitsch (sentado) e coordenadores Delmar Lopes e Caio Martins destacam vantagens do sistema

Por onde andam os 125 veículos pertencentes ao Município? Eles estão em posse de quem? Qual velocidade está sendo empregada pelos motoristas? Eis algumas das perguntas para as quais a Prefeitura tem respostas por meio de sistema informatizado de controle que já foi implantando em 74 dos seus automóveis.

De acordo com o secretário da Administração de Venâncio Aires, Leandro Pitsch, a instituição do sistema faz parte do processo de informatização do serviço público municipal e tem como objetivos a proteção desses bens públicos e otimização do trabalho dos servidores. Ele cita que foi em 2012 que se deu início à chipagem para o rastreamento dos veículos. Em breve, nova licitação deve ser lançada para estender o sistema a todos os 125 automóveis.

Desde a implantação, o Município consegue obter um resumo operacional de cada veículo, o chamado ‘diário de bordo’. Por meio da tecnologia, as informações são transmitidas em tempo real e podem ser acessadas de maneira instantânea, via internet ou celular, por funcionários com autorização, como os coordenadores de frota Caio Martins e Delmar Lopes. Antes, para haver um controle, o motorista tinha que preencher algumas informações mais básicas num caderno.

Como diz Pitsch, hoje, é possível ter acesso à localização e às rotas realizadas, bem como às velocidades atingidas, horários de cada operação e locais de ignição e desligamento. Também é possível saber quem é o motorista que se encontra com o automóvel, pois além da chave de ignição, cada um dos profissionais possui um equipamento de identificação, que precisa ser acionado para ligar o veículo.

Através do sistema informatizado de controle, Pitsch exemplifica que é possível verificar se as máquinas e caminhões das capatazias seguiram o seu roteiro de trabalho, assim como quem foi que cometeu determinada infração de trânsito.

CERCAS VIRTUAIS

O coordenador de frota Caio Martins acrescenta, ainda, a possibilidade de PROGRAMAÇÃO de ‘cercas virtuais’, áreas previamente delimitadas no mapa, que se qualquer unidade da frota entrar ou sair deste espaço, um alerta é enviado.

Segundo Martins, uma das vantagens do sistema informatizado de controle é que se pode dificultar roubos como o ocorrido em junho do ano passado, quando uma retroescavadeira sumiu do pátio da capatazia de Vila Teresinha. A máquina ainda não contava com a chipagem.