Um novo serviço oferecido pela Secretaria de Saúde de Venâncio Aires garante mais facilidade na organização dos documentos para quem vai viajar para o exterior. Há cerca de duas semanas, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a imunização contra a febre amarela, é emitido pela Vigilância Epidemiológica do município. Não há custo para obter o documento.

O atendimento, realizado junto ao Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas (Cadi), na rua 1º de Março, 821, ocorre nas terças-feiras à tarde e nas quintas-feiras pela manhã, mediante agendamento. Além de venâncio-airenses, podem acessar o serviço moradores de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. Até então, para obter o certificado era necessário ir até Lajeado ou Porto Alegre.

Foto: Juliana Bencke / Folha do MateCertificado tem validade por toda a vida e não precisa ser renovado
Certificado tem validade por toda a vida e não precisa ser renovado

A técnica em Enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Cristiane de Jesus Ferreira, explica que a primeira etapa para solicitar o certificado é estar vacinado contra a febre amarela. Quem não possui a imunização deve realizá-la, pelo menos, dez dias antes da viagem – prazo exigido para que o certificado seja válido.

Depois disso, é necessário fazer o pré-cadastro no Sistema de Viajantes, pelo site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que deve ser realizado pela própria pessoa ou, em alguns casos, é feito pela agência de viagens.

Com o cadastro pronto, basta agendar um horário para a emissão do certificado da Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone 3983 1055. Além dos documentos de identificação como RG e CPF, a Caderneta de Vacinação é necessária para encaminhar o CIVP. “Precisamos indicar o lote da vacina no certificado”, explica Cristiane.

Em casos de pessoas que não podem receber a dose contra a febre amarela, pois são alérgicas aos componentes da vacina, é necessário apresentar atestado médico para o encaminhamento do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

Vacina

Aplicada em uma única dose, a vacina contra a febre amarela deve ser feita a partir dos 9 meses e até 60 anos. Após essa idade, a imunização deve ocorrer apenas mediante orientação médica. Em Venâncio Aires, dez postos de saúde oferecem a vacina, em dias pré-determinados.

De acordo com Cristiane, a medida visa evitar o desperdício das doses. “Depois de aberto, um frasco da vacina precisa ser usado em, no máximo, seis horas. Por isso, concentramos a vacinação em determinados dias, em cada posto”, comenta a técnica em Enfermagem.

>> 140 países exigem a vacinação contra a febre amarela para viajantes. A listagem pode ser conferida no site portal.anvisa.gov.br.