
Ao longo do mês de setembro, período dedicado às celebração da cultura gaúcha, o Museu de Venâncio Aires abre as portas para mais uma viagem histórica. A exposição ‘Nossos legados e as novas construções: homenagem às entidades venâncio-airenses’ é uma homenagem aos grupos tradicionalistas do município. A organização foi liderada pela responsável pelas exposições do Museu, Beatriz Colombelli
Na entrada, o visitante é recebido por uma réplica de um pau de fita, a dança universal, que simboliza a união, fazendo referência à 24ª Região Tradicionalista (RT) e à Associação Tradicionalista de Venâncio Aires (ATVA), que representa as 12 entidades locais. Ao lado, uma térmica e um chimarrão, preparados pela Escola do Chimarrão, integram a exposição.
Remetendo à temática estadual dos festejos – o ‘Grande Rodeio Coringa’, primeiro programa de auditório do rádio gaúcho dedicado à música e aos temas tradicionalistas –, uma gaita faz parte da mostra.
Além do Museu, as próprias entidades disponibilizaram itens para a exposição. Entre os exemplos, está a homenagem prestada pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Pousada do Capão a Laércio Michels, fundador do grupo. Na exposição, estão uma mala de garupa, lenço vermelho, chapéu, guaiaca e botas. Também, do CTG Erva Mate, está o ferro para tocar os bois primeiro rodeio da entidade.
Outras atividades
Na 26ª Feira do Livro, que iniciou na quinta-feira, 11, e segue neste fim de semana, o Museu de Venâncio Aires estará com exposição itinerante, levando a cultura e a história para o Parque do Chimarrão, com a temática ‘Legados que iluminam o caminho da preservação’.
De acordo com o presidente do Museu, Cristiano Pilz, para o dia 24 de setembro, a partir das 20h, a comunidade está sendo convidada para o evento ‘Canções Folclóricas Alemãs – Volkslieder’, com abertura do Coral São Martinho, de Vila Palanque, e apresentações da cantora lírica Angela Diel e do pianista Fernando Rauber. A programação será nas dependências do Museu e terá entrada gratuita.
Em outubro, o museu terá exposição sobre os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, com ênfase na participação brasileira. O destaque ainda será para os pracinhas de Venâncio Aires que participaram da guerra.
Atendimento
O Museu está aberto nas segundas-feiras, das 13h30min às 16h45min; de terças a sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h45min; além de dois domingos por mês, das 14h30min às 18h30min. Também é feito o atendimento por agendamento às escolas.
A Prefeitura destina um aporte financeiro mensal para a manutenção dos custos fixos do Núcleo de Cultura de Venâncio Aires (Nucva), mantenedor do Museu. Em contrapartida, conforme a responsável pela área administrativa, Andrea Boufleur, a entidade oferece as salas onde funcionam o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Junta de Serviço Militar e Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.