Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateAo lado de úrsula, o órgão musical chamado realejo, que funcionava através de uma manivela
Ao lado de úrsula, o órgão musical chamado realejo, que funcionava através de uma manivela

Viajar no tempo e ver como tudo era décadas atrás e o desejo de algumas pessoas. Quem circular pelo Museu de Venâncio Aires já pode conferir novas exposições de ferramentas artesanais, peças do dia a dia das donas de casa, além de novidades na área da comunicação. Os novos itens expostos estão no local desde terça-feira, 16.

Conforme a diretora técnica do museu, úrsula Esteves, com frequência são feitas essas trocas dos itens expostos como forma de conservá-los.

No momento, o museu oferece exposições de diferentes segmentos. Estão disponíveis à comunidade, na sala de comunicação, rádios, televisões e instrumentos musicais do século anterior. “Nessa sala, as pessoas também podem ouvir as músicas tocadas por alguns instrumentos expostos no museu ”, acrescenta.

Em outros espaços, é possível conferir peças indígenas, roupas, acessórios do dia a dia, itens utilizados nas salas de aula, rodas, coleções de relógios, bicicleta de madeira, lampiões e tantos outros itens. Segundo úrsula, o museu oferece uma variedade de quase 4 mil peças antigas doadas pela comunidade.

Quem frequentar o local e tiver dúvida sobre a utilidade de algumas peças, também recebe orientações dos profissionais que trabalham no museu. “Trabalho há muitos aqui e posso dizer que tudo o que faço é gratificante para mim”, conta úrsula.

HORáRIOS

O museu está aberto de terça a sexta-feira, das 14h às 17h. No horário da manhã, caso se tenha o interesse de realizar uma visita, é possível agendá-la através do telefone do museu: 3741-5713.