Ana Bruna Siencia, 13 anos, sentiu como se estivesse flutuando no espaço, na tarde de ontem, durante atividades do Museu Itirenante de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). O evento segue até amanhã, no Parque Municipal do Chimarão, por meio do projeto Sesi com Ciênci@.
“Dá um pouquinho de medo, mas é muito legal”, define a estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental Cristiano Bencke, de Centro Linha Brasil. Versão simplificada de um equipamento criado pela Nasa para treinamentos de astronautas, o giroscópio é um dos cerca de 50 experimentos de matemática, física, química e biologia à disposição da comunidade, no Ginásio de Exposições do Parque do Chimarrão. As atividades, ocorrem das 8h30min às 20h30min, e são totalmente gratuitas.

Venâncio Aires é o 18º município a receber o projeto, realizado desde 2015 pelo Sesi. “A ideia é abranger todo o estado”, diz o analista de projetos especiais Sérgio Oliveira Matheus. Ele explica que o objetivo do evento é proporcionar cultura e educação de forma interativa. “Toda a comunidade é convidada a participar. São experimentos para colocar a mão, não ter medo nem vergonha.”
AULA PRÁTICA
Ao mesmo tempo em que é possível se divertir com as experiências, a visita ao museu itinerante de ciência e tecnologia também é uma oportunidade de entender, na prática, conceitos como força eletromotriz, gravidade e transformação de energia potencial em energia cinética. Ilusões de ótica, espelhos côncavo e convexo – que fazem os visitantes se enxergarem como gordos e magros – e experiências como fazer uma cadeira girar apenas com balançando os braços também atraem a atenção da garotada.

Alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, Vitória Ester Ribeiro Rodrigues e a colega Brenda Penélope Paz, ambas com 8 anos, aproveitaram a tarde para participar de várias atividades.
Entre as experiências que elas mais gostaram estiveram as parabólicas acústicas – as meninas falavam no centro de uma ‘concha’ e eram ouvidas na outra estrutura, instalada a alguns metros de distância, como se fosse um ‘telefone sem fio’. “Estamos conversando com outras meninas, conhecemos elas agora.”
OUTRAS ATRAÇÕES
Paralelamente aos experimentos do museu itinerante, quem for até o Parque do Chimarrão, até amanhã, tem oportunidade de participar de atividades lúdicas de nutrição, contação de histórias e práticas de boa escovação, com equipe do Sesi. Com foco nos estudantes, essas ações ocorrem até as 17h30min.
As demais atividades seguem até as 20h30min, abertas à comunidade, incluindo o cinema 3D, com o filme ‘A máquina mais perfeita do mundo’, sobre o corpo humano. O vídeo tem duração de 12 minutos. Outra atividade de destaque é o planetário, com sessões de 20 minutos.