Um trabalho que não faz da arte apenas a pintura, o montar e desenhar. Mas sim, um trabalho para pensar, refletir, desabrochar sentimentos e incluir. Voní Eidt, 68 anos, trabalha com a arteterapia desenvolvendo oficinas de artes no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Desde 2009, a arteterapeuta compartilha nestes dois centros o conhecimento adquirido ao longo dos anos como professora de Arte. Chegou a trabalhar em Passo do Sobrado, de 2017 até o início de 2020, e parou por conta da pandemia. Desde então, ela dedica as segundas-feiras à tarde e terças-feiras, período integral, no Cras. Já nas quartas-feiras, manhã e tarde, no Creas.
As oficinas são ofertadas para crianças, adolescentes, adultos, em situação de vulnerabilidade social e medidas socioeducativas, bem como, um grupo LGBTQI+.
As oficinas
Voní explica que as oficinas ocorrem dentro de projetos, que são planejados e colocam objetivos nas produções e nas temáticas. No momento, ela e os alunos do Cras trabalham no projeto Casa Moradia e Casa Interior, voltado para o espaço físico e o que há no meu ‘eu’ interior. Já no Creas está em andamento o projeto com o Modernismo, que começou com um centenário sobre a Semana da Arte Moderna. A partir disso, desenvolveram músicas, teatro, poesia, pinturas, em cima da proposta lançada pela professora: O que é arte moderna para você hoje?. Dentro dos projetos, bordados, costuras, pinturas, forração francesa (forração de caixas com tecido), além de haver ocasiões em que Voní conversa com os alunos sobre a potência de cada um, a expressão e a importância de pensar em si. “Fazemos uma integração, trocamos ideia, permitimos a autoria de pensamentos”, acrescenta.
Trabalhos
Segundo a professora, as confecções são produzidas com materiais reutilizáveis. “Aqui temos um outro olhar para o lixo”, declara. Nesse sentido, a Prefeitura contribui com apetrechos, mas vários itens são doados por amigas de Voní. As produções dos grupos são exibidas nas exposições do Cras, Creas e da Prefeitura.
A secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff da Trindade, ressalta a importância do trabalho realizado. “ Fico feliz em podermos proporcionar as oficinas para os beneficiados. Permitimos um olhar mais humano, mais família”, afirma. Já Voní, destaca a realização em ajudar quem precisa. “Sempre lutei pela igualdade social. E para isso, o acesso e oportunidades, são fundamentais para que ela ocorra”, finaliza.
Doações
Quem não sabe onde descartar materiais reutilizáveis, como caixas de sapato, vidros, caixas de leite, tecidos, linhas entre outros produtos, pode doar para as oficinas. O Creas está localizado na rua Visconde do Rio Branco, 1037, no Centro de Venâncio. Já o Cras está situado na rua Professora Alba Koslowski, 3500, no bairro Battisti.
Leia mais: