Em 1919, 51 pessoas lançaram uma semente de cooperação na região. Mais de um século depois, as dezenas viraram milhares. Hoje, 57 mil pessoas dão seguimento a uma trajetória marcada pela união e pelo desenvolvimento econômico e sustentável. Esse dado ajuda a historiar e também dimensionar a Sicredi Vale do Rio Pardo, cooperativa de crédito que completou 102 anos de fundação na terça-feira, 21.
Neste ano, a data de aniversário foi escolhida para celebrar, também, outro momento especial: a inauguração da sede administrativa, em Santa Cruz do Sul. A solenidade, em frente à unidade, localizada às margens da RSC-287, reuniu na noite de terça-feira, autoridades, lideranças regionais e convidados.
Em uma cerimônia marcada por emoção, valor histórico e discursos com visão de futuro, os agradecimentos e reconhecimentos não ficaram de lado. “Hoje queremos agradecer a todos que cooperaram na construção desta história”, destacou o presidente da Sicredi, Heitor Petry.
Em seu discurso, o presidente destacou os três pilares que norteiam o trabalho e a gestão da cooperativa: econômico, ambiental e social. Petry falou da importância do trabalho cooperativo para o desenvolvimento regional e citou que a sustentabilidade está enraizada na missão e no propósito da instituição. Como exemplo disso, citou a usina fotovoltaica própria, que foi inaugurada no mês passado e representa um investimento de R$ 2,5 milhões. Com potência instalada de 544,720 kWp, a usina atende em 100% o consumo de energia da nova sede e das 15 agências instaladas na região. Também elencou os projetos sociais da cooperativa, como o Fundo Social e as cooperativas escolares, fundamentais para o futuro do cooperativismo.
“No econômico, no social e no ambiental encontramos os esteios da nossa sustentabilidade.”
HEITOR PETRY – Presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo
Ao falar da sede nova, que chama atenção pela modernidade, acessibilidade, segurança e tecnologia, o presidente da cooperativa disse que apesar desta ser uma importante e bela obra física, o mais importante são os valores. “Sem falta de modéstia, considero nosso prédio muito bonito, mas por favor, não admirem a Sicredi pelo prédio, entendam o que somos por dentro, nossos propósitos, valores, princípios, nossa atuação pelo desenvolvimento da região e, principalmente, pelos nossos associados”, frisou.
Também se pronunciaram durante a solenidade, o ex-dirigente da Sicredi (gestão 1974-76), Eloy Junges; o diretor-executivo Marcio Algayer, em nome de todos os colaboradores; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum; o deputado federal Heitor Schuch (PSB); e a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany. Virtualmente, também participou o senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), que enviou sua mensagem ao vivo, direto de Brasília.
Representando o Executivo de Venâncio Aires, a vice-prefeita Izaura Landim também acompanhou a inauguração.
Saiba mais
• Atualmente, a Sicredi Vale do Rio Pardo conta com 57 mil associados, 15 agências de atendimento e atua nos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Herveiras e Rio Pardo. São mais de 250 colaboradores.
• As obras da nova sede administrativa iniciaram em abril de 2019. A sede conta 5,5 mil metros quadrados, com 2,7 mil metros de área construída, em três pavimentos.
• Na parte sustentável, destaque para a captação da água da chuva e utilização de energia fotovoltaica.