Desde 1980, são 13 táxis localizados no ponto da rua Jacob Becker, na esquina com a Osvaldo Aranha. Próximo do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), vizinho da Igreja Matriz São Sebastião Mártir e também da Praça Coronel Thomaz Pereira, o local é considerado ‘perfeito’ para os taxistas, pelo elevado fluxo de pessoas.
Segundo o taxista Jairo Daniel Pilz, 43 anos, por estar entre as duas praças (Coronel Thomaz Pereira e Henrique Bender), é grande a quantidade de pessoas que passam pelo local, principalmente em horário comercial. “Estamos ao lado do principal ponto de referência e turístico da cidade, ou seja, é um local perfeito”, considera, ao se referir à igreja matriz.
Ele, que está há cinco anos neste ponto, também afirma que as tipuanas que estão naquele lado da via tem pontos positivos e negativos. Ao mesmo tempo que garantem sombra para os veículos e também para os usuários dos táxis, estão ocasionando problemas no asfalto ao lado. “Já pedimos a retirada delas. É uma das promessas da Prefeitura”, relata.
São 13 táxis no local, ainda que não fiquem todos diariamente juntos. Os taxistas realizam um rodízio, por meio do qual 10 carros ficam na Jacob Becker e três são deslocados para a rodoviária. Pilz afirma que, em média, cada veículo deve realizar cerca de 15 viagens ao dia, totalizando 150 ao total.
Com relação à sinalização, o taxista pontua que, recentemente, houve a instalação de uma nova placa de pare e a pintura no asfalto, o que deixou ainda mais claro a necessidade de atenção. A expectativa é de que isso resolva os problemas no cruzamento.
150
é a média de viagens por dia no ponto de táxi da Jacob Becker.
Reforço na sinalização
Nesta semana, o cruzamento da Jacob Becker com a rua Osvaldo Aranha recebeu um incremento na sinalização. Além das três placas de pare (antes e depois do ponto de táxi e do outro lado da rua), agora também existe a pintura no asfalto com a sinalização. De acordo com o coordenador do Departamento de Trânsito, Luciano Teixeira, a sinalização no ponto já era boa, mas foi importante reforçar. “Além disso, também serve para a chamar a atenção dos condutores que circulam pelas áreas mais movimentadas do município”, explica. Além deste cruzamento, também foi reforçada a sinalização na esquina da rua Barão do Triunfo com a Tiradentes.