Leonardo Reckziegel: Na música, diversão e encontro consigo mesmo

-

Não é de hoje que o engenheiro de produção Leonardo Reckziegel, 28 anos, encontrou na música uma paixão. Com 6 anos e por influência da mãe, Claudete Reckziegel, que canta no Coral Santa Inês, ele passou a ser um dos integrantes da então Banda Municipal de Mato Leitão, regida pelo professor Paulo Schonarth. A primeira função no meio musical, entretanto, não envolvia voz nem instrumento – era segurar a bandeira.

O primeiro instrumento que o jovem aprendeu a tocar foi a flauta. Depois, a lista aumentou. Veio o sax horn, a tuba e o violão, que continua sendo seu companheiro até hoje. Foram oito anos de Banda Municipal e já são 21 na música. Por um período, Leonardo também teve participação em um coral do Colégio Estadual Poncho Verde. Natural da Cidade das Orquídeas, o jovem reside há um ano com a namorada, Bruna Schimuneck, 30 anos, no bairro Cruzeiro, em Venâncio Aires.

Junto de amigos, na adolescência, Leonardo participou da fundação da banda Rudymetal, que mais tarde passou a se chamar Look Back. “O auge da nossa banda foi uma apresentação em uma Feira do Livro de Venâncio Aires, que foi realizada no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir”, recorda. Para atuar na banda, que durou cerca de seis anos, o supervisor de produção aprendeu a tocar contrabaixo.

Além disso, em 2011, o filho da Claudete e do Dimas Reckziegel recebeu o convite para tocar em uma banda da Capital do Chimarrão, a Doomeds, da qual faz parte até hoje, juntamente de Walter Bergamaschi Junior, Juliano Angnes, Ricardo Haas e Alessandro Santos. No grupo, ele também toca contrabaixo e faz a segunda voz. Apesar dos compromissos profissionais, os amigos procuram se reunir aos sábados, às 15h.

“Normalmente, é uma hora e meia de ensaio e o resto do tempo ficamos conversando”, relata.

Oportunidades

Apesar de não ter a pretensão de seguir carreira profissional na música, Leonardo encontra nela uma forma de se divertir em encontros com amigos e familiares. Além disso, há dois anos ele começou um novo projeto, com apresentações em voz e violão. “Nunca tinha tocado nesse formato. Surgiu o convite da Pizzaria Delícias Caseiras, de Mato Leitão, e agora muitos amigos músicos me indicam para realizar eventos”, compartilha.

O repertório é formado por uma lista que tem entre 80 e 90 músicas de estilos variados, mas a predominância é o pop rock e a Música Popular Brasileira (MPB). “Mas o repertório é montado conforme a ocasião. Também coloco músicas sertanejas e bandinhas”, comenta. As apresentações são realizadas nos fins de semana e durante a noite, nos dias de semana, fora do horário de trabalho na empresa Venax Eletrodomésticos, onde atua como supervisor de produção.

O jovem, que é natural de Mato Leitão, mas hoje mora em Venâncio Aires, fez parte da Banda Municipal da Cidade das Orquídeas. (Foto: Arquivo Pessoal)

O jovem observa que tudo que aprendeu a tocar foi por conta própria, sem aulas, e que ensaiar para apresentações não é algo que costuma fazer. Para a parte de marketing ele também conta com a ajuda na namorada Bruna, especialmente na divulgação da agenda de shows pelas redes sociais. Desde o início do passado, o músico também faz parte da Ethylic Band, uma banda de rock da Capital do Chimarrão. “Gosto de todo tipo de música, mas minhas preferências são por rock e sertanejo”, conta.

“A música é uma forma de me divertir, de me sentir bem e fazer algo que eu gosto. É um dos lugares que eu me encontro. Não é minha prioridade na carreira profissional, mas é a número um na saúde mental.”

LEONARDO RECKZIEGEL
Engenheiro de produção e músico

Curiosidades

• Quando começou a tocar, Leonardo usou um violão da marca Roos para aprender. O instrumento foi fabricado pela empresa que até hoje funciona em Mato Leitão. Depois, em 2008, ele comprou um violão Takamine e, há cerca de um ano e meio, utiliza um da marca Martin, que foi emprestado pelo amigo Juliano Angnes.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido