Embora sejam duas classes distintas, professor e balconista acumulam características em comum: são duas das profissões mais antigas do mundo. No Brasil, desde o período imperial, através de um decreto de Dom Pedro I, todas as cidades e vilas passaram a contar com professores. Com os balconistas não é diferente. Desde que existe o comércio, na antiguidade, essa atuação existe. Além disso, são duas profissões que exigem paciência e muita atenção.
E foi justamente pela importância que exercem junto à comunidade, que na segunda-feira, 22, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires realizou uma sessão solene para a entrega dos certificados de Professor e Balconista Destaque. No total, 20 profissionais foram agraciados com o título, indicados por cada parlamentar.
A homenagem aos docentes foi criada em 2009 pelo vereador José Ademar Melchior (PMDB) e tem por objetivo destacar a passagem do Dia do Professor comemorado no dia 15 de outubro. A homenagem é concedida aos professores de educação infantil, ensino fundamental, médio ou superior, que tenham prestado relevantes serviços à educação do município. Já o título de Balconista Destaque, que tem sua data lembrada no dia 31 deste mês e foi entregue pela segunda vez. A distinção é de autoria do vereador Wilson da Silva Puthin (PP) e tem por objetivo, homenagear os profissionais que trabalham no comércio local.
Com o plenário lotado por familiares, amigos e colegas, os homenageados, além de exporem o currículo profissional, tiveram a oportunidade de também de se pronunciar. Na fala de agradecimento, palavras como competência, dedicação, paixão e responsabilidade deram o tom dos discursos, que destacaram a importância da atuação do professor, e os desafios da rotina de um balconista.
Proponente da homenagem aos professores, Zecão destacou a importância dos ‘mestres’ na vida de qualquer cidadão. “Para sermos qualquer coisa na vida, precisamos passar pelos professores”. Se disse orgulhoso por ter tido a ideia de propor esta distinção e falou da necessidade de reconhecer o trabalho dos docentes que, segundo ele, nos dias de hoje, acabam muitas vezes também tendo o papel de educar. “Antigamente, educação vinha de casa. Hoje, em muitos casos, os professores, além de ensinar, precisam educar também”, destacou.
Puthin, que criou a distinção aos balconistas, falou da importância destes profissionais e da valorização que deve ter o comércio. “São pessoas que têm consigo a arte de atender. é uma profissão que exige carisma, simpatia, atenção”.
O presidente Paulo Mathias Ferreira (PMDB), brincou com os homenageados dizendo que são duas profissões que exigem muita paciência. “Dos professores que precisam saber lidar com muitos perfis de alunos, e dos clientes que reviram a loja buscando um produto e, às vezes, não levam nada”.
SERVIDORES
O presidente ainda lembrou que na próxima segunda-feira, 29, a Câmara de Vereadores entrega durante a sessão ordinária, menção honrosa para 15 servidores municipais que, neste ano, completam 25 anos de atividades junto ao Município. A homenagem é uma iniciativa criada por ele.
Homenageados
– PROFESSORES: Joseline Tatiana Both, homenageada pelo vereador Adelânio Ruppenthal (PMDB), Ana Maria Guimarães, por Celso Krämer (PTB); Rosane Jungblut por Hélio Artus (PDT); Suzana Marinesa da Rosa indicada pela vereadora Izaura Bergmann Landim (PP); Daiane Veiga, por José Ademar Melchior (PMDB); Marlene Batista Peiter por Marcolino Coutinho (PTB); Joici de Lourdes Battisti Gassen, por Nilson Lehmen (PMDB); Girlene Simone Hermes Manganelli pelo presidente Paulo Mathias Ferreira (PMDB), Ana Maria Kaufmann Schimuneck, por Telmo Kist (PDT) e Nelson Sérgio Colombelli, indicado pelo vereador Wilson da Silva Puthin (PP) .
– BALCONISTAS: Carla Beatris Knudsen, indicada por Adelânio Ruppenthal (PMDB); Luçane Goettmes Fischer, por Celso Krämer (PTB); Mirna Brixius, por Hélio Artus (PDT); Rose Mirna Schimidt Martins, indicada pela vereadora Izaura Bergmann Landim (PP); Ana Both da Silva, por José Ademar Melchior (PMDB); Maria Helena Silveira, por Marcolino Coutinho (PTB); Daniel Fernando da Silva, indicado por Nilson Lehmen (PMDB); Sandra Inês Santos, por Paulo Mathias Ferreira (PMDB; Luis Henrique Andreoli, homenageado pelo líder de governo Telmo Kist (PDT) e, Hiltor Peiter, indicado pelo vereador Wilson da Silva Puthin (PP) .
{gallery}galerias/23102012b{/gallery}