O Natal é a data mais importante para o comércio. A expectativa, em Venâncio Aires, é de que o crescimento nas vendas seja de até 8%, comparado ao ano passado. Para além da ampliação das vendas, o período é considerado uma oportunidade para conquistar novos clientes e fazer com que eles voltem em outras épocas do ano.

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateDecoração natalina e promoções são formas de comerciantes atraírem clientes
Decoração natalina e promoções são formas de comerciantes atraírem clientes

Para o administrador e mestre em Marketing, Ricardo Lemos, esse é o momento do ano no qual os novos consumidores estão circulando pelas ruas. Para conseguir surpreender esse público é preciso pensar em ações, como campanhas específicas para a data, vouchers ou algo que faça o cliente retornar à empresa. “Pode ser um sorteio para que ele volte em janeiro e fevereiro quando são meses com movimento mais baixo”, exemplifica.

Foto: Arquivo Pessoal
“Empresas podem aproveitar esse momento para recuperar o perdido dos últimos meses e semear para os próximos.” – RICARDO LEMOS  Administrador e mestre em Marketing

Segundo Lemos, mesmo que o proprietário, gerente ou funcionários não estejam no clima natalino e focados em outras pendências, como pagar contas, metas ou planejamento estratégico para o próximo ano, é importante lembrar que o cliente está no clima. “As crianças adoram o Natal e são enlouquecidas por enfeites”, observa.

Por isso, a relevância em investir nas decorações de vitrine e nos espaços internos, sons natalinos dentro da loja e na exposição de produtos por preço, tipo de cliente e faixa de valor. “Quem compra presente de amigo-secreto tem uma faixa de preço, então esse consumidor vai atrás do valor, é importante ter sugestões por preço”, exemplifica.

COMPRAS À VISTAA Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) estimula os comerciantes do município a decorarem suas empresas e realiza, anualmente, a campanha ‘Natal em Venâncio é 10!’. Neste ano, R$ 10 mil em vales-compra serão sorteados entre clientes das lojas participantes.

Conforme o vice-presidente de Comércio da Caciva, Airton Bade, pesquisas apontam que, pelo menos 70% das compras devem ser feitas à vista. Além disso, ele comenta que existe um grande número de consumidores quitando suas dívidas, o que gera uma perspectiva de crescimento para 2019/2020.

Pacotes de presenteConforme Ricardo Lemos, é importante investir em pelo menos duas embalagens para presente. A primeira pode ter o nome da loja e um detalhe bonito. “Essa embalagem precisa ficar exposta, o consumidor precisa ver que se comprar um produto por R$ 19,90 pode parecer pouco, mas dentro de determinada embalagem ele vale mais”, comenta. Outra opção para essas datas especiais é ofertar as caixas decorativas para colocar os presentes. “É uma forma de conseguir uma renda extra nessa época”, sugere.

Dicas para os lojistasO administrador e mestre em Marketing, Ricardo Lemos, passou algumas dicas para auxiliar nos dias de muito movimento nessa época de Natal:1 Defina ações para o Natal;2 Deixe embalagens prontas para os dias mais corridos;3 Treine funcionários para atender no caixa e atender pagamentos feitos no cartão de crédito;4 Se necessário, alugue máquinas de cartão.