Pelas mãos dos artesãos, o Natal já vem ganhando forma. Na casa da agente comunitária de saúde e artesã Marlise Inês Ruppenthal, 44 anos, por exemplo, muitos enfeites em alusão a data já estão prontos e outros estão sendo confeccionados. Integrante do Programa Municipal do Artesanato há três anos, ela conta que a expectativa para as vendas é positiva, porque essa é uma data que as pessoas costumam decorar a casa.
Marlise relata que na feira de artesanato realizada no mês de outubro ela já havia exposto alguns itens referentes ao Natal, no entanto, diferentemente do ano passado, eles não tiveram muita procura. Apesar disso, a artesã acredita que neste mês haja um crescimento na busca de produtos de decoração. Já para dezembro, a tendência é que a procura por objetos para presentes seja maior.
A agente comunitária de saúde, que desde a adolescência tem o artesanato como hobby e também viu nele uma forma de conseguir uma renda extra, aposta em confeccionar produtos que aliam utilidade e beleza.

No caso dela, as guirlandas alusivas ao Natal são as que mais tem saída entre os itens produzidos para esta época do ano. Entretanto, ela ainda trabalha com a pintura de latas e garrafas, confecção de pesos de porta, enfeites para a árvore de Natal, como Papais Noéis e anjinhos de fuxico, e outros enfeites para portas. “Posso dizer que o fuxico é o meu carro-chefe, pois eu uso ele em muitos produtos”, observa, ao explicar que em uma peça podem ser usadas diferentes técnicas.
FEIRASPara Marlise, as feiras de artesanato que ocorrem em Venâncio são oportunidades de geração de renda, tanto para os artesãos que participam quanto para o município, pois as pessoas não se deslocam para outras cidades para fazer compras destes itens. “Nós recebemos muitos elogios na região pelo cuidado com a qualidade”, compartilha.
Além disso, ela também destaca que as feiras funcionam como uma forma de divulgar as produções dos artesãos e que eles têm buscado aperfeiçoar cada vez mais o trabalho desenvolvido. “Estamos buscando sempre inovar para ter uma forma diferente de apresentar o produto”, ressalta.
A coordenadora do Departamento de Turismo de Venâncio Aires, Angélica Diefenthäler, também salienta que as feiras são importantes ‘vitrines’ para o artesanato. “Estar na rua dá visibilidade, é uma forma de ‘marcar’ território”, pondera. Além disso, Angélica avalia que as feiras temáticas, como de Páscoa, Dia das Mães e Natal são as que mais vendem, não só pelos produtos com temas, mas também pelas opções em presentes.
Fique atento às datas! Até o fim do ano, os integrantes do Programa Municipal do Artesanato vão promover mais quatro feiras de artesanato. Neste sábado, das 8h30min às 17h ocorre a atividade referente ao mês de novembro, junto ao Calçadão. Já em dezembro, as feiras ocorrerão nos dias 8, 15 e 22.