A escola de samba Acadêmicos do Samba Négo está organizando o primeiro concurso que escolherá a Rainha da Diversidade. Segundo informações da diretora do Departamento Social e carnavalesca da escola, Luciana Beatriz Silva da Silva, as inscrições para os interessados estão abertas e encerram na segunda-feira, 6. Ela ainda explica que só poderão participar do concurso pessoas residentes em Venâncio.
Para participar, os interessados devem ter idade igual ou superior a 18 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas com a Luciana durante os ensaios da escolas na sexta-feira e sábado, a partir das 21h ou pelo contato via facebook dela. O evento está agendado para o dia 11 de fevereiro, na sede da Sociedade. Os ingressos para a noite podem ser adquiridos ao valor de R$ 15, a partir da próxima semana.
Segundo Luciana, a ideia da realização do concurso se deu mediante a percepção da grande diversidade cultural que se apresenta na sociedade, em aspetos que vão desde a linguagem, tradições, religião, costumes, organização familiar até política e de orientação sexual. “Foi pensando justamente nestes aspectos, que resolvemos encarar este desafio. A atual diretoria entende que, como seres humanos pensantes que somos, devemos respeitar as diversidades sem subjugar, e este nosso conceito define as diversas faces assumidas pela esfera humana”, explica.
Luciana relata que futuramente a escola pensa em realizar um concurso regional, uma vez que em outros municípios já é feita a escolha da Rainha da Diversidade. “Hoje pensamos na nossa cidade ter a sua Rainha”, cita.
A diretora do Departamento Social da escola relata ainda que o concurso já tem seis candidatas inscritas e que a escolha delas no dia do concurso levará em conta o samba no pé, beleza, simpatia e harmonia. Entre os jurados, está confirmada a participação da drag queen Fabiely Kimberlin, de Porto Alegre. Além disso, a fantasia da Rainha, conforme Luciana, será desenhada pelo figurinista Carlos Alexandre.