A Câmara de Vereadores de Venâncio Aires irá conceder, anualmente, uma nova condecoração. Trata-se do Prêmio Destaque Comunicações Petinelli que será destinado a duas pessoas ligadas aos meios de comunicações locais. A escolha levará em conta o histórico de vida e profissional e foi proposto pelo vereador Nelsoir Battisti (PSD).
Conforme decreto legislativo aprovado na sessão de segunda-feira, 3, a condecoração será concedida anualmente em sessão solene a ser realizada em maio, mês em que nasceu o patrono das comunicações, o marechal Rondon, em 5 de maio, e no dia 27 é comemorado o Dia Mundial das Comunicações.
Battisti explicou que a condecoração faz referência ao radiotécnico Horven Dante Petinelli que foi o responsável por montar a primeira experiência em rádio no município. Por volta de 1930 ele transmitia por caixas de som que ficavam penduradas pela principal avenida na época e que foram apelidadas de “A Voz do Poste”.
Demais projetos Ainda na sessão da segunda-feira, 3, foi aprovado projeto de lei do Executivo que criou termo circunstanciado administrativo para funcionários públicos que extraviarem ou danificarem bens públicos. André Puthin, do MDB, teve aprovada lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação da lista de ruas em ordem prioritária para execução de pavimentação e calçamento.
Helena da Rosa, também do MDB, teve aprovada moção de aplauso que será concedida as alunas Kellen Hoffmann e Kelli Guterres e professora Fernanda Saldanha, que por meio da Escola Alfredo Scherer, alcançaram a terceira colocação na “Fecitec Girasoles”, realizada no Uruguai.