No setor de tabaco, 25 anos de enfrentamento ao trabalho infantil

-

O setor de tabaco é pioneiro no combate ao trabalho infantil e desenvolve ações desde 1998, quatro anos antes de ser instituído o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho. Já são 25 anos de ações na área capitaneadas pelo Sindicato Interestadual das Indústrias de Tabaco (SindiTabaco).

O presidente da entidade, Iro Schünke, lembra que as primeiras ações foram de conscientização dos produtores de tabaco e de incentivo para que os filhos fossem para a escola. “Em um curto espaço de tempo, se teve um bom resultado disso”, avalia. Ele também cita a importância da exigência das empresas de que os produtores rurais apresentassem atestado de matrícula dos filhos e, no fim do ano, comprovante de frequência escolar.

“Como em outras frentes, o setor de tabaco foi pioneiro no combate ao trabalho infantil. No Brasil, conforme o Censo Demográfico de 2010, a maior redução do trabalho infantil foi na área de produção de tabaco”, ressalta, ao destacar, também, o reconhecimento mundial das ações por entidades como a Associação Internacional de Produtores de Tabaco (ITGA) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Instituto Crescer Legal

Para Schünke, os maiores avanços se deram após a fundação do Instituto Crescer Legal, em 2015. Até o momento, foram 40 turmas e 741 jovens já se formaram no programa de aprendizagem profissional rural, e o número deve alcançar 900 neste ano. “Com o instituto, também se criou a possibilidade de os adolescentes realizarem o curso e serem contratados como Jovens Aprendizes, receberem meio salário mínimo. Foi um ganho muito grande”, salienta.

O presidente do SindiTabaco, que também preside o Instituto Crescer Legal, comenta que a iniciativa desenvolve os jovens, oferecendo condições para que possam fazer a sucessão familiar ou escolher outras atividades, melhorar a gestão das propriedades e contribuir com a sociedade. “Este é um grande ganho que o setor está proporcionando aos filhos dos produtores de tabaco. Tivemos vários casos de jovens que queriam sair do meio rural, mas, com o programa, seguiram estudando e decidiram permanecer”, comemora.

Ações ao longo dos anos

  • 1998 – Criado o programa O Futuro é Agora!
  • 2008 – Assinado compromisso com Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul para combater o trabalho infantil.
  • 2009 – Início dos Ciclos de Conscientização sobre saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente. Mais de 32 mil pessoas já participaram.
  • 2010 – Censo do IBGE mostra que foi nas propriedades com produção de tabaco o maior índice de redução do trabalho infantil no país.
  • 2011 – Acordo com o Ministério Público do Trabalho de Brasília amplia as ações de conscientização para todo o Sul do Brasil.
  • 2011 – Lançado o Programa Crescer Legal, que teve atuação centrada no incentivo à educação, em especial aos adolescentes.
  • 2012 – Treinamento da equipe de campo das empresas – mais de 1,3 mil profissionais – com a participação da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
  • 2015 – Fundação do Instituto Crescer Legal para oportunizar alternativas de desenvolvimento aos adolescentes.
  • 2016 – Início das atividades do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto, que oferece qualificação e renda para jovens entre 14 e 17 anos por meio da Lei da Aprendizagem.
  • 2017 – Início do Programa Nós por Elas – A voz feminina do campo, com capacitação em comunicação para egressas do Programa de Aprendizagem.
  • 2020 – Implementado o programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, voltado para professores.
  • 2021 – Depois de ser finalista do Prêmio Innovare de Justiça, em 2020, o Instituto Crescer Legal recebe o Prêmio Brasil Amigo da Criança.
  • 2023 – Instituto Crescer Legal passa a atender também jovens rurais de Santa Catarina.
  • Fonte: Assessoria de Imprensa SindiTabaco


Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido