Venâncio Aires é o quarto maior produtor de tabaco do Sul do país. Esse dado já ajuda a dimensionar a importância do tabaco para o município, que tem mais de 3,9 mil famílias envolvidas na produção. Além disso, quase 40% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de Venâncio é proveniente da indústria de beneficiamento de tabaco.
É justamente a relevância econômica e social da cadeia produtiva de tabaco que estará em pauta hoje à noite, durante a quarta edição do Gente & Negócios, uma série de painéis que discutem demandas e oportunidades para o futuro de Venâncio Aires.
O painel terá transmissão ao vivo, a partir das 20h, pela 105.1 FM e também em vídeo, pelo Facebook, nas páginas da Folha do Mate e Terra FM. Mediado pelos jornalistas Daniel Heck e Letícia Wacholz, o debate contará com quatro representantes dos produtores e das indústrias de tabaco, que foram convidados para falar dos desafios e projetar o futuro da cadeia produtiva.
Perfil
O ciclo de debate seguirá até o mês que vem, com a realização de um painel no dia 30 de novembro, a última terça-feira do mês. A série vai culminar com a publicação da revista Perfil Socioeconômico de Venâncio Aires e microrregião, que será lançada no dia 2 de dezembro, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova).
Os painelistas
Iro Schünke – Natural de Candelária, formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Atua há mais de 45 anos no segmento do tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de vice-presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é diretor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Em 2015 assumiu como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.
Romeu Schneider – Natural de São Leopoldo, está radicado há 33 anos em Santa Cruz. Em nível superior, cursou Administração de Empresas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e fez inúmeros cursos de aperfeiçoamento na área em que atua, nos mais de 40 anos de atividades desenvolvidas na Afubra, onde ingressou em 1975 para assumir a gerência da filial de Rio Negro (PR), função que exerceu até agosto de 1983. Desde 2003, atua na função de secretário da entidade. Ele também é diretor-presidente da Agro-Comercial Afubra Ltda e atual presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco.
Samuel Streck – É natural da cidade gaúcha de Paraíso do Sul e filho de produtores de tabaco. Formou-se Engenheiro Agrônomo pela UFSM em 2003, tendo atuado no setor do tabaco desde então. Em sua trajetória, já trabalhou em diversas empresas do setor, tendo desempenhado funções de Orientador Agrícola, Supervisor Agrícola, Gerente de Produção e Diretor de Produção. Desde abril de 2020 é o Diretor de Produção Tabaco da Alliance One Brasil.
Sanges Klafke – Ele se considera filho da roça. Tem 53 anos e trabalhou de 1990 a 1999 no grupo RVA de Comunicação, na época, formado pela Rádio Terra FM e Rádio Venâncio Aires. Em 2000 deu uma reviravolta em sua vida e voltou para o interior. Atualmente, gerencia uma propriedade de 12,5 hectares na localidade de Linha Bem Feita, interior de Venâncio Aires e atua como produtor integrado à empresa China Brasil Tabacos. Em julho de 2016, a propriedade de Sanges foi escolhida para receber a visita do então ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que veio conhecer todo o processo produtivo na região.