Nos dias 21 e 28 de novembro do ano passado, mais de dois milhões de estudantes passaram pelas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro dia, responderam a 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Linguagens e Códigos, além da redação, cujo tema foi ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’. Já no segundo dia, foi a vez das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, também com 45 questões cada. O Enem é uma das formas de ingresso nas universidades, sejam elas públicas ou privadas, por meio de programas do Ministério da Educação (MEC).
A previsão era de que as notas fossem divulgadas nesta sexta-feira, 11, mas na noite de ontem, 9, já foram disponibilizadas. No início desta semana, a reportagem conversou com a estudante Amanda Leonhardt, de 18 anos, que estava ansiosa pelos resultados. Amanda se formou no Ensino Médio no ano passado, na Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas. Esta foi a terceira vez que a jovem fez o Enem, em uma jornada que iniciou no 1º ano do ensino secundário.
Desde muito pequena, o sonho de Amanda é ser médica, o que tem se consolidado agora na adolescência, momento em que ela vem se preparando para os vestibulares para tentar uma vaga no curso de Medicina. Ela comenta que a ideia é passar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sobre as opções, comenta que as universidades a atraíram por conta da beleza dos lugares e da assistência prestada aos estudantes.
Preparação
Para os vestibulares e Enem, Amanda estudava meio período na escola, e o outro período em casa, assistindo vídeos pelo YouTube e ‘aulões’ gratuitos disponibilizados por cursos preparatórios. Para praticar a tão temida redação, passou a frequentar o Grupo Redação, com aula em um dia na semana.
No entanto, caso em 2022 não venha a aprovação, Amanda continuará com os estudos com muito empenho até conseguir seu objetivo.
Uma grande incentivadora da estudante é a mãe, Ana Padilha, de 38 anos. A pedagoga conta que desde a pré-escola a filha fala que quer cursar Medicina. “Fico muito feliz pela escolha dela, mas um pouco preocupada e receosa, afinal, é um curso com alta procura”, salienta. Ana acrescenta que questionou Amanda sobre uma segunda opção de curso, caso não consiga a primeira, e não obteve uma outra resposta a não ser somente Medicina.
Oportunidades com a nota pela região
Na Universidade do Vale do Taquari (Univates), o estudante tem a opção de ingressar em curso de Ensino Superior sem precisar fazer o vestibular. Com isso, o aluno pode ter acesso a financiamento e bolsas da instituição. Para o curso de Medicina, o processo seletivo é feito exclusivamente pela nota do Enem. No momento, a universidade não conta com os programas de Fies e Prouni.
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem oportunidade de acesso com Prouni e Fies, e também permite o aproveitamento das notas do Enem no processo seletivo vestibular.
O Centro Universitário Uninter oferece bolsas por meio do Prouni. Além disso, permite que quem tenha feito o Enem entre 2010 e 2021, receba uma bolsa com desconto proporcional à nota.
Programas que usam a nota do Enem
• Sisu: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a porta de entrada para quem deseja ingressar em uma universidade federal.
• Prouni: o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo, de forma integral, de 100%, ou parcial, de 50%. Para concorrer, o estudante precisa ter 450 pontos de média e não pode ter zerado a redação. Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal, por pessoa, é de até 1,5 salário mínimo. Já para a parcial, o valor é de três salários mínimos, de renda familiar bruta mensal.
• Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições que aderem ao programa. Em 2018, o FIES passou oferecer a modalidade de juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Inscrições
Para se inscrever, os interessados devem acessar o site de cada programa, nas datas abaixo:
• Sisu: do dia 15 até o dia 18 de fevereiro
• Prouni: dia 22 até 25 de fevereiro
• Fies: de 8 a 11 de março
>>>Box da Folha<<<
Como calcular a média do Enem?
• Para saber como ficou a média na prova, basta somar todas as notas de todas as áreas, mais a redação. Com o valor das cinco notas somadas, basta dividir total pela quantidade somada, ou seja, cinco. Assim, tem-se o valor médio das notas.
LEIA MAIS