A aplicação da segunda dose da vacina do papiloma vírus humano (HPV) começa na próxima segunda-feira, 1º. As vacinas serão aplicadas nas escolas do município. Receberão a imunização as meninas que já foram vacinadas com a primeira dose, em março desse ano. A Secretaria Municipal da Saúde ressalta ser de extrema importância que a segunda dose seja aplicada, para garantir a imunidade das meninas, até que seja aplicada a última dose (a partir de março de 2019).
A vacina é a mesma que foi utilizada na primeira etapa da campanha e protege contra quatro tipos de HPV. Conforme a coordenadora do Setor de Imunizações da Secretaria, Aline Royer Iser, dois deles são de alto risco e responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os outros dois são tidos como de baixo risco. A vacina tem maior evidência de proteção e indicação para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.
Segundo a enfermeira, a vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer, pois a vacina não confere proteção contra todos os subtipos de HPV que podem causar câncer. “As meninas deverão aguardar a aplicação da vacina nas escolas e somente procurar os postos de saúde caso não recebam a vacina em sua escola”, frisa Aline. Caso os pais não queiram que as filhas recebam a segunda dose contra o HPV, estes deverão assinar o termo de recusa, que estará à disposição em cada escola.