Uma nova droga sintética, semelhante ao lança-perfume, mas mais barata, está invadindo festas noturnas na Região Metropolitana de Porto Alegre. Denominada de ‘sucesso’, a substância – que ainda não é reconhecida como uma droga pela Anvisa – é usada por jovens em festas populares.
Conhecida como um lança-perfume genérico, a droga é feita a base de solventes. Ao ser inalado, causa sérios danos à saúde e alucinações passageiras. Alguns fornecedores estão usando tubos semelhantes ao do lança-perfume para armazenar o produto.
O ‘sucesso’ é muito consumido entre os frequentadores das festas eletrônicas, sendo encarado como o ‘crack’ das drogas sintéticas. Segundo a polícia, a forma primária da droga é comprada por cerca de R$ 9 como um spray anti-respingo de solda – um produto à base de solventes. Nas festas, uma embalagem de 20ml a 30ml é vendida por cerca de R$ 20. Além de causar mais efeitos devastadores à saúde, é mais barato que o lança-perfume.
Especialistas garantem que o ‘sucesso’ pode causar dependência física, e os danos cerebrais pelo uso continuado são mais rápidos. Fisicamente, o estrago aos pulmões é comparado ao do cigarro, mas de forma acelerada. Além de ser inalada, a nova droga pode ser misturada à bebida alcoólica.