Direção da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) conseguiu mais um aliado à segurança da casa prisional. Na semana passada começaram a funcionar os refletores externos, que têm um alcance superior a cem metros. Para o diretor Fábio dos Santos Machado, a iluminação vai inibir ainda mais as tentativas de arremessos de materiais ilícitos para o pátio da penitenciária.

Foto: Susepe / DivulgaçãoRefletores clareiam a área externa da Peva
Refletores clareiam a área externa da Peva

Agora, além dos brigadianos armados que ocupam as guaritas e das grades de ferro colocadas em cada cela, foram instalados 30 refletores de led, de grande potência. “Colocamos um refletor em cada poste, voltados para fora, iluminado uma grande área ao redor da penitenciária”, explicou Machado.

O diretor da casa prisional ressalta que a iluminação inibirá ainda mais as tentativas de arremessos, já que as pessoas que se aproximarem das cercas, serão avistadas com mais facilidade. Machado destaca que além da parceria entre a Vara de Execuções Criminais (VEC) de Venâncio Aires e Taquari, a instalação das luminárias só foi possível graças ao auxílio do Ministério Público, Conselho da Comunidade e 8ª Delegacia Penitenciária Regional.

REFORMANa semana passada, o Governo do Estado confirmou o repasse de R$ 61,4 mil para a Peva. Ao contrário do que foi noticiado, o dinheiro não será usado para a construção de um muro ao redor da casa prisional, o que é a solução perfeita para inibir tentativas de fugas e de arremessos de materiais ilícitos.

A verba, buscada ainda no governo anterior, servirá para a reforma de uma sala, usada para depósito e que foi incendiada no ano passado. De acordo com Machado, um detento jogou um toco de cigarro sobre uma pilha de colchões e o fogo se alastrou e atingiu a rede elétrica da sala.