A Secretaria Municipal da Saúde iniciou, nesta quinta-feira, o atendimento na nova unidade básica de saúde do bairro Cruzeiro. O posto também vai comportar a estrutura do Centro de Atendimento Psicossocial álcool e Drogas (CAPS AD) do município. O atendimento aos pacientes já acontece de forma diária no local, das 7h30min às 17h30min. O prédio está situado na rua Olivar José de Oliveira, ao lado da UPA 24 horas, como parte do complexo de saúde para a comunidade idealizado pelo prefeito Airton Artus.
Com o início das atividades da unidade, o CAPS AD passa a funcionar com sede própria, já que o atendimento ocorrida em prédio alugado na rua Visconde do Rio Branco. A equipe de profissionais já em atuação no local é composta de médico, assistente social, psicólogo, enfermeiro e técnico em enfermagem. A Secretaria Municipal da Saúde planeja complementar a equipe com a adição de médico clínico-geral nas próximas semanas.
O prefeito Airton Artus visitou o local nesta semana, acompanhado do secretário Celso Artus e dos vereadores Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Jarbas da Rosa (PDT), que são assistente social e médico, respectivamente, do Município. Segundo o prefeito, a decisão por transferir o CAPS AD para o mesmo local que abriga a unidade de saúde do bairro Cruzeiro se deu devido aos índices satisfatórios de atendimento atingidos pela UPA desde sua inauguração, em junho de 2014.
Atualmente, o CAPS AD possui 3,4 mil pessoas cadastradas, visando atendimento para combate à dependência de substâncias químicas. Cada paciente é atendido de forma personalizada e recebe o plano terapêutico mais adequado para o seu caso. Entre os serviços prestados estão consulta psicológica, supervisão de enfermagem, triagem, visitas domiciliares, grupos terapêuticos para pacientes e familiares, oficinas de música, dinâmica, artesanato, atividade física e dança. Os profissionais do CAPS AD também atendem solicitações de empresas e promovem atividades externas, como palestras, cursos de formação, entre outros.