A expectativa do Departamento Municipal de Trânsito é que as sinaleiras das ruas Júlio de Castilhos com Conde D’Eu e Coronel Agra com General Osório comecem a funcionar hoje. De acordo como coordenador do Departamento Rodrigo Decker, os trabalhos de instalação foram finalizados ontem. Para que passem a funcionar, é aguardada a ligação dos equipamentos com a rede elétrica por meio da AES Sul. Desde segunda-feira, 13, um equipe trabalha para a instalação. Decker observa que o pedido para a concessionária já foi realizado dias atrás.

Com os novos semáforos, irá melhorar o fluxo de veículos nos pontos onde estão colocadas. Nos dois cruzamentos em que as sinaleiras estão, será permitido apenas seguir reto ou dobrar à direita. A única exceção será para os motoristas que transitarem na rua Coronel Agra, sentido Sul-Norte que terá permitida, também, a conversão à esquerda, para ingressar na rua General Osório. Conforme Decker, o ponto mais crítico é o da Júlio de Castilhos, pois aconteciam inúmeros acidentes e engarrafamentos. “O grande problema era a travessia da Conde D’Eu pela Júlio. Comos semáforos, conseguiremos liberar o fluxo e não será mais permitida a conversão para a esquerda. Isso evita acidentes.”

A previsão do Departamento era de que os equipamentos fossem instalados ainda no fim do mês de junho. No entanto, a chuva atrapalhou o cronograma.

Semáforos da Rodoviária

Em outro ponto do município, a sinaleira da esquina da estação rodoviária, no cruzamento das ruas Voluntários da Pátria e Brígida Fagundes, aguarda por manutenção. Decker explica que, a empresa responsável já foi acionada, mas está com dificuldade de deslocar pessoal apropriado para o serviço. O equipamento foi avariado no dia 19 de junho, por um caminhão. No momento, orientação é para que os motoristas observem a rua Voluntários da Pátria como via preferencial.