O processamento da Safra 2011/12 na Alliance One iniciou no dia 20 de fevereiro na unidade de Araranguá, Santa Catarina, e no dia 22, na unidade de Venâncio Aires. A compra do tabaco produzido pelos produtores integrados da empresa no Rio Grande do Sul iniciou no dia 16 de janeiro, enquanto que, na unidade de Araranguá, que neste ano processa sua segunda safra, a compra começou uma semana antes.

 

“Mesmo com vários desafios, podemos dizer que a primeira safra na nossa nova unidade de Araranguá foi positiva, o que reforça a expectativa para 2012, quando nossa operação deve estar plenamente consolidada”, destaca o diretor de Operações, Fernando Limberger. No total, a AOB deve empregar 4,3 mil colaboradores, entre efetivos e temporários, em toda as suas unidades.

 

Com relação à qualidade da Safra 2012, o diretor de Produção de Tabaco da Alliance One, Ricardo Jackisch, considera que os principais fatores de impacto foram o plantio tardio na maioria das regiões, bem como, a falta de chuva, que auxiliou no aumento do ciclo da cultura no campo. 

 

Já a expectativa de volume de produção dos 24 mil produtores integrados da empresa, espalhados em cerca de 400 municípios da Região Sul do Brasil, deverá sofrer pequena redução em relação ao volume contratado.

 

NOVIDADES

Como acontece no início de cadas safra, diversas novidades foram implementadas para agilizar os processos e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores da empresa. Além da atualização de equipamentos na unidade de Venâncio Aires, foi construído um banheiro com 75 metros quadrados, com torneiras temporizadoras e rampa de acesso para portadores de necessidades especiais. Outra novidade que pode ser vista é a ampliação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) na unidade de Venâncio Aires.

 

REFORMA

A reforma do prédio que vai sediar o Centro Administrativo da Alliance One em Venâncio Aires segue em ritmo acelerado. No mês de março, o trabalho foi de infraestrutura, com instalações elétricas e de condicionadores de ar. Também foram colocados gesso acartonado e ferragens de sustentação de acordo como novo ´layout` dos espaços definidos por área. A conclusão vem possibilitando a mudança dos primeiros setores de Vera Cruz para Venâncio Aires.

 

(Fonte – Revista Alliance One Notícias)