Desde que Venâncio Aires anunciou o primeiro Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína Animal do estado, a Universidade de Santa Cruz do Sul assumiu, junto, o desafio de implementá-lo.
Na prática, o CVT vai proporcionar cursos e orientações a agricultores familiares, pensando na qualificação do processos produtivo. É aí que entra a Unisc, com as especializações.
A primeira delas será oferecida no campus local e já está alinhada, inclusive com coordenação e cronograma de aulas definidos. Mas, essas são as únicas informações repassadas até o momento pela coordenadora da Unisc Venâncio, Andréia Haas. “Um dos cursos será voltado para o Pólo de Proteína. É o que podemos antecipar, por enquanto. Ainda não foi protocolado junto à CRE, mas esperamos novidades nos próximos meses”, conta.
Se por um lado o nome do curso, já confirmado, ainda não foi anunciado, Andréia revela que ele não deve ser o único. “Há possibilidade de um técnico em Análises Clínicas.”
15 ANOS
A efetivação de novos cursos na Unisc Venâncio Aires deve ocorrer em um ano importante para a instituição. São 15 anos de implantação do campus, comemorados no dia 25 de março. Naquele dia, em 2004, começaram as aulas de Direito, Administração e Pedagogia (a qual, desde 1997, era oferecida no antigo colégio Aparecida).
A programação especial de aniversário deve ser intensificada no fim de março, com atrações musicais e culturais. Uma prévia já aconteceu na última segunda-feira, 25, para marcar o reinício das aulas. Durante o intervalo, uma banda e passistas animaram os estudantes no ritmo do Carnaval.
A importância do campus local
Segundo a coordenadora, Andréia Haas, entre os campi da Unisc, Venâncio Aires é o único que tem, efetivamente, cursos presenciais. Além disso, a Capital do Chimarrão é o segundo município que mais matricula alunos na instituição. “Pela importância que o campus local tem para a comunidade e consequentemente para a Unisc como um todo, continuará crescendo”, destaca Andréia.
Por isso, um dos objetivos é trazer para Venâncio Aires a edição do Viva Unisc de 2019. “Já comentamos com o vice-reitor, vamos ver. Porque nossa ideia é fazer com que mais pessoas conheçam o campus.”
Atualmente, são cerca de 250 alunos nos cursos presenciais de Direito, Administração e Técnico em Enfermagem, e em torno de 100 matriculados nos 12 cursos da modalidade à distância (EAD).